quinta-feira, 9 de setembro de 2010

AINDA SE EXPULSAM CRIANÇAS?

Saiu no Estadão, no dia 07 de setembro de 2010:

"Israel expulsará 400 crianças filhas de imigrantes por não serem judias

Decisão aprovada em agosto pelo gabinete de Netanyahu deve entrar em vigor dentro de um mês

07 de setembro de 2010 | 21h 28"

Claro que este assunto é de meu total interesse, pois estudo as tensões causadas pela sobreposição de temas tão adultos (como o pertencimento a etnias ou pátrias...) a crianças.
Quando li essa notícia lembrei das fotos de Sebastião Salgado em "Retrato de crianças do Exôdo", que eu folheei demoradame nte no domingo... Me lembrei muito, também, das cenas de reapropriação que todo mundo já deve ter visto na TV alguma vez.
Deram um mês para que as crianças migrantes saiam de Israel, se acaso isso não conteça, elas sofrerão as violências que já imaginamos.Lembro que a expulsão, por si só, já é um ato de extrema violência, como podem os perceber no dsamparo desta criança retratada no livro do Salgado:

Tão pequeno, tantas vezes expulso dos lugares... em seu rosto a pergunta desconsoladora EXISTE LUGAR PARA MIM NESTE MUNDO?
Sabendo que instuições como pátria ou estado são contruções e percebendo que esses pequenos são reais e estão vivos, dói muito meu coração por não podermos oferecer acolhimento a estes seres...