segunda-feira, 15 de março de 2021

“Vivências do novo e perspectivas do agora” curadoria de Ema Ribeiro, Jamile Cazumbá e Álex Antônio

 


1 – Encrenqueiro Nigéria, 2019, dir.  ​Olive Nwosu  

            O filme conta a história intensa envolvendo os garotos Obi e do seu amigo Emeka, seu amadurecimento sobre masculinidade, violência e os efeitos da guerra em comunidades ao longo de gerações.

O filme começa com o  provérbio Igbo “a cabeça que perturba a vespa, é a cabeça que vai ser picada” e o filme trata exatamente disso : Em uma aldeia nigeriana, Obi é um menino alegre e cheio de vida, sempre quer brincar com tudo, tem dificuldade de entender porque seu avô, traumatizado de guerra, fica imóvel no quintal sem nenhuma reação e nem porque seu amigo Emeka, muitas vezes, prefere estudar a jogar bola. Nas brincadeiras de Obi, todos os temas, inclusive a trágica guerra de Biafra, que traumatizou tanto o avô. Filme muito interessante fabula todo esse crescimento dos meninos. As imagens

o avô

avô e neto

Obi 



Emeka e Obi

Emeka estudando

brincam de guerra de Biafra


2 –Perdendo minha fé Nigéria, 2018, dir. Damilola Orimogunje

            Esse  filme pesado conta  a história de um menino sendo forçado a se converter a uma religião e sofrendo as consequências disso. Esse filme eu já tinha visto e comentado neste link.

 

3 – Tab África do Sul, 2019, dir Hlumela Matika

            Filme muito bonito, elegante e gravado em P&B, trás o conflito entre as irmãs Khanya e Sands e seu pai viciado em corridas de cavalos.

Como epígrafe do filme temos : “uma memória, uma história visual escrita e reimaginada a partir de experiência pessoal”.

            O filme começa com o pai dirigindo e as meninas amuadas, cansadas, no banco de trás, usando uniforme de colégio, elas sabem que o pai vai aposta nos cavalos e deixá-las esperando no carro, o que realmente acontece. Khanya, mais irritada,  ainda pergunta “quanto tempo vai demorar desta vez?” Ela parece mais ansiosa, magoada, chega a dizer, em relação ao pai, “odeio esse idiota”. O fato é que elas saem do carro, Sands vai jogar amarelinha, a irmão começa a assistindo, depois também joga. Ela também conta que, na escola, teve que falar sobre o que fizeram nas férias de verão, ela inventou que o pai as tinham levado para ver os cavalos do Texas, brincaram nas árvores e aprenderam a flutuar nas águas, mas uma colega de turma descobriu a mentira, pois o Texas era um deserto. Houve um momento em que Khanya menstruou e Sands pensou em chamar o papai pois a irmã estava sangrando, mas ela reagiu com irritação, dizendo que era uma coisa que as mulheres tinham que passar e ele não faria nada mesmo. Certo momento um homem de carro tenta assediá-las e Khanya consegue defendê-las. Em outro momento  Sands some em um momento e a garota se viu entre os jogadores, perguntando pela irmã em desespero. A cena corta e volta a mostrar os três no carro como começou, mas o pai dando bronca por elas não terem ficado no carro e Khanya com olhar de mais raiva pela “ausência” do pai, que parecia não entender os desejos e necessidades das filhas, pensando só nas suas de viciado. As imagens

Vai demorar desta vez?

Amarelinha

Cavalo no Texas

o pai na aposta

Perdidas?

Xixi


 


4 – Cabelo com balanço África do Sul, 2014, dir.  Yolanda Mogatusi

            Filme bem divertido, mas que emocionou muito. Conta a história da encantadora menina Buhle, que canta muito bem e adora assistir cantoras famosas na TV. Ela gostaria de se inscrever num concurso de canto, mas a mãe diz que não tem tempo de levá-la, mas o avô diz que vai levar. Mas ela queria mais, queria que seu cabelo afro e curto balançasse como o da sua diva POP favorita e a da menina da escola, que encanta seu coleguinha Davi. Meu cabelo sempre balançou, mas eu sei o que é ter uma mãe que nunca entendeu minhas vaidades e o que é um olhar masculino (no filme o avô, e no meu caso, meu pai) que compreendeu melhor. No fim ela vai se apresentar de peruca, está linda, mas a peruca cai no meio da apresentação fazendo todo mundo rir, mas ela canta tão lindamente que ninguém mais ligou para o cabelo dela. Buhle: encantadora. As imagens

Peruca que balança
A diva POP na TV
Sem peruca, mas cantando muito
Buhle e Davi

Encantada com diva Pop 


Cabelo que balança


5- Boa noite Gana, 2019, dir. Anthony Nti 

            Filme bem bonitinho e apresentando uma denuncia legal ao contar a história ​de um estrangeiro que se aproxima de duas crianças e as leva em uma viagem inesperada. Os três se dão tão bem que “Bogah”, o estrangeiro, começa a questionar sua intenção inicial.

As crianças são Prince e Matilda, que adoram jogar futebol, brincar e se divertir. Certa vez aparece um carro muito bonito e eles aceitam sair com Bogah, vão comer, vão ao mar, conversam e se divertem, o que leva Bogah a não querer levar os meninos para servirem aos poderosos. No fim ele acaba tendo que ir dar satisfação, leva as crianças, mas quando tenta tirá-las de lá, é espancado, levando os meninos a fugirem para casa, depois de um dia de tantas vivências.  

Crianças do bairro

Prince : filmando tudo 

Matilda: Livre!

Linda Matilda!

Encontro com Bogah

Refeição


Despedida

Não gosto do mar porque

O filme termina com esse coral de crianças