sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

NEREU GARGALO : RESPEITO PELA VIDA DE UM NEGRO DE SUCESSO!

No Gargalo do Samba

Assistindo ao  doc  “No Gargalo do Samba”, de Águeda Amaral, em 6 de dezembro na TV Brasil, sobre o pandeirista Nereu Gargalo, um mito do samba brasileiro filme que  me foi muito bem recomendado pela Rosane Pavam, pensei muitas coisas, mas senti bem mais. Primeiro pensei que é tão lindo quando um artista é homenageado ainda em vida, e num filme tão bem feito, cheio de camadas, planos, som e emoção, a hermenêutica do sujeito em estado puro ali (cinematograficamente eu sou super fã de documentário, como alguns sabem). Nesse doc vemos e ouvimos vários Nereus: o senhor de idade, o jovem migrante rememorado, o menino constantemente presente, as histórias do samba, o pandeiro. Uma vida, contada e tocada.
Um belo senhor, de idade já avançada, mas ainda bonito, altivo e falante, a expressão verdadeira na fé nos orixás sempre margeando cada passo da sua trajetória...tantas coisas conquistadas no ramo da música, o começo do samba roque,  do suingue, o Trio Mocotó que tanto brilhou, o contato com Jorge Ben (claro que tinha que ter esse) que são louvadas no filme e elegantemente filmadas em Preto  Branco... mas orgulhoso mesmo Nereu  ficou quando exibiu a  família, o filho, a nora e, espcialmente, a esposa, numa linda cena em cores, caseira, como fosse o registro do "descanso do guerreiro"... o ninho.Me emocionei tanto!  E mais, desejei aquilo para mim, algum dia.
Lembrei do meu pai, lembrei que surgi na vida dele nessa fase ai, do descanso do guerreiro, quando as fotos e vídeos eram em cores, não mais aqueles retratos em branco e preto , tirados no centro da cidade, de quando ele veio para a capital.Que respeito eu tenho pela vida das pessoas, pelo que elas construíram. 
Em algum momento do filme Zuza Homem de Melo diz que samba rock surgiu quando o suingue atingiu um grau tão elevado que "SÓ NÃO DANÇAVA QUEM NÃO SABIA DANÇAR". Discordo. Não sei dançar Samba rock, mas isso não quer dizer que não danço! :p
Assistam esse filme, dancem samba rock, mesmo sem saber, em homenagem ao Nereu, ele merece!