domingo, 5 de abril de 2020

QUARENTENA E A EMPATIA

A Era da Empatia , 2010

Durante minha pesquisa de doutoramento em História Social (2009-2014), como eu e meu grupo na FFLCH sempre acreditamos na interdisciplinaridade eu li trabalhos de diversas áreas, inclusive as das ciências médicas ou naturais. Um deles me ocorre agora foi o livro "A Era da Empatia : lições da natureza para uma sociedade mais gentil" (o meu exemplar foi adquirido com fundo de pesquisa e depois doado para a biblioteca Florestan Fernandes na USP e deve estar disponível lá para depois da quarentena), do primatólogo de Harvard Franz de Wall. Na minha tese eu usei a seguinte citação direta da obra:
"Faz parte de uma herança tão antiga quanto a própria linhagem mamífera. Ela mobiliza regiões do cérebro que existem há mais de cem milhões de anos. A capacidade de sentir empatia pelo outro emergiu num passado extremamente longínquo, com o mimetismo e o contágio emocional. Depois disso, a evolução foi acrescentando camada após camada, até que nossos ancestrais se tornassem capazes não apenas de sentir o que os outros sentem, mas também de compreender os desejos e as necessidades de seus semelhantes. A empatia tem a forma de uma boneca russa. No seu núcleo interno encontra-se um processo automático partilhado por um grande número de espécies, e esse núcleo é rodeado por camadas externas que regulam a finalidade e o alcance da empatia." Frans de Wall. "(A era da empatia : Lições da natureza para uma sociedade mais gentil."São Paulo: Cia das Letras, 2010p. 294-5) 
Tratamos aqui  de História natural clara e interessante: não somos os únicos a desenvolver empatia, inclusive é possível que isso também tenhamos herdado dos primatas essa característica que torna, sim, o mundo melhor. Nesse momento em que mais da metade do mundo está isolado em casa, em quarentena por conta do Corona Vírus, pensando sim no bem estar do outro além do seu próprio, não tenho como não achar que os primatas agradecem todos nós termos aprendido a lição, mesmo sem saber.

Para o canal do Youtube de Carlos Cassau, a redescoberta da empatia é um dos pilares da nova socidade humana, pós Corona Virus, como ele deixa claro neste vídeo:

Sigamos, empáticos!