sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

O lirismo áspero dos contos de "O sêmen do rinoceronte branco", de Cinthia Kriemier

 

Quando recebi, de presente, junto com "Nem sinal de asas"

Ganhei de presente e como é bem breve, achei que dava para ler ainda em fevereiro, depois do arrebatador "Nem sinal de asas". E assim foi. Comecei a leitura no dia 13 de fevereiro, como expliquei na postagem:
                                                                   *

Pois bem, foi mesmo assim. Não compraria esse livro, não por nada, mas por dois motivos transversais: primeiro é porque tô na fase de optar por textos mais longos, mas confesso que foi um deleite experimentar a escrita de Cinthia. Percebe-se logo de cara que se trata de uma escritora de talento, algo que eu gosto muito. Mas o segundo motivo são suas temáticas que não costumam me atrair tanto. Na obra fala-se muito em morte, violência, alcoolismo, intolerância religiosa, família, amor, suicídio, etc. Mas tem algum problema nisso? Para mim não muito, o que importa é a forma como a autora desenvolve essas temáticas, se ela lamber a polpa da fruta literária, que é a palavra, me ganha. E Cinthia faz isso muitas vezes. Talvez menos do que eu gostaria, talvez menos do que eu tenha percebido. Talvez.
O fato é que, em geral, achei que, apesar do aprimoramento literário do texto, para o meu gosto o pé da escrita de Cinthia está muito fincado na realidade, mais do que na ficção. Isso pode ser impressão,mas de qualquer forma me incomoda um pouco.
Mas são contos poéticos e muito relevantes, todos eles.
Embora todos sejam grandes contos, dos 27, destaquei 7 que mais gostei :

O primeiro é o belíssimo MESA POSTA , que conta a  história de um narrador que, tendo perdido pessoas muito queridas, delas sente saudades e monta uma mesa para jantar com seus mortos favoritos, dos quais cuidou  até o último momento :seu avô, sua avó e sua mãe. É extremamente tocante a forma como a autora descreve o conflito entre memória e  saudade:

"Falta é coisa que a gente sente o tempo todo.
Amanhã, eu compro pratos novos. Hoje a mesa já está pronta. Quatro pratos, quatro garfos, quatro facas, quatro copos desempoeirados. Coloquei os remédios de cada um ao lado dos pratos. Ajustei a cadeira de rodas. Comprei couve fresca. Um vinho tinto para fazer um brinde. E uma caixa de pirulitos para a minha alma arranhada." (p.54)

 Depois ASSIMum texto triste, sobre alguém que, cansado das amarguras da vida, decide que o melhor seria acabar com ela. Mas não de qualquer forma, era preciso algum sentimento , nem que fosse apenas nos últimos momentos:

  "Eu podia pagar a um estranho. A um pistoleiro (é assim que se diz?),  a um sádico , a um psicopata. Não quis. Não quero. Preciso de afeto na morte. De pessoalidade. (...) Anda. Põe logo as mãos no meu pescoço. Isso. Assim. Olha pra mim. Olha, porra! Eu  preciso dessas lágrimas. De afeto. De personalidade. Aperta bem. Assim. Assim. Ass..." (p.58)

Outra joia literária é MEMÓRIA DE UMA BICICLETA COM CAIXA, que é na verdade a memória paterna, com "cheiro de pai que foi saudade a vida inteira"(p.71), que é lindamente em trechos assim: 

 "Funileiro. Era assim queria ser chamado. Encomendou pra mim a pintura das letras. Pra mim. Naquele dia, no degrau da porta. Não dava conta de ler nem escrever, mas queria atrair freguesia. Comprou  tinta vermelha. E eu pintei aquele nome esquisito.
A cada vez que os anos me trazem à memória a imagem da bicicleta com caixa, o erro de escrita me vem à mente: Funilero. Acho que pai nunca soube. E a clientela também não era lá essas coisas com as palavras.
Mas pai nunca soube, mesmo de muita coisa. (...) Nunca soube do que um momento de escolhas faz com o depois." (p.73)

 Adiante eu gostei de CADERNO DE MORTES, outro conto que traz a morte como protagonista, quando o narrador elenca os corpos mortos que viu durante a vida, desde a infância, e conclui

"Fico pensando se na minha morte eu também vou chorar. É possível. Eu costumo chorar por estranhos."(p.89)

Como a coletânea de contos aborda muito frequentemente situações da vida feminina, outro momento belo está em AS TRÊS MARIAS, um conto sobre a má influência de um homem, marido e pai, na vida das mulheres da sua família, que começa assim:

"A manhã já vai a meio. Mas tudo é silêncio. Cândida, Maria Inês, Maria Eulália, Maria Regina estão entregues à mudez. E às lembranças. E ao trabalho. A lida doméstica não pode parar. Tudo precisa estar pronto para o velório que começa em pouco tempo. Não há lugar para sons. O homem na sala de jantar, afundado no caixão de madeira entalhada, merece todos os silêncios. José da Anunciação Santos Martins. Marido. Pai.Que em vida arrancou de cada uma delas todas as palavras."(p.94)

 É costume acontecer e, nessa obra acontece, que  o melhor está guardado para o final, onde estão os  contos que, para mim,  são os mais bonitos do livro, com as palavras melhor trabalhadas em curtas histórias.
Em DIFERENÇA, nos surpreendemos com uma voz narrativa masculina, narrando sobre sua história afetiva e sexual, até que um dia, em uma LIVRARIA,  encontra a mulher de sua vida, a que faz a diferença, mas que depois ficamos sabendo que nem sempre o vê com a marca da diferença. Leiamos um trecho:

"Fez fama de bom amante. Por meio dessa rede de informações invisível que as mulheres mantêm entre si. Foi quando esbarrou em Maria Eduarda numa livraria. Ambos disputando o último exemplar de um livro que, ao final de um cappuccino e de uma conversa animada, já não poderia dizer a quem pertenceria, ou se pertenceria.
Em um mês, só havia ela. Em um mês, faziam na cama o que nunca havia feito. Um tipo de química assustadora que ia além de pele e pelos e fluidos. Um arrebatamento sem nome que os isolava numa realidade só deles. (p.102)

 Em BALANÇO, conto que achei o mais poético, continuamos a lidar com memórias sentimentais :

"Me ensinaram a chamar de alma esse lugar que dói.(...) Me ensinaram  tantas coisas. Que chorar é na cama. Ou no banheiro. Eu choro embaixo do chuveiro. Mas ele chora melhor que eu. Sem soluço. Sem nariz vermelho. Sem inchar as pálpebras. Sem pudor. Chora. Em mim. Comigo. Por mim. E em nossa pororoca desconexa, são dele as águas doces que me dessalgam as margens. Ele chora livramentos. Eu, constrangimentos, ridículos, desatenções, afetos ignorados, amores que morreram, amores que viveram para ser de outros amores. Até que nos calamos juntos. Exaustos. Enfim, uádis (refere-se a leito seco de rio)." (p. 113) (...) Talvez não tivessem me dito que o amor não vem para todos, Que o amor não faz parte de algumas bulas e cardápios. Que o amor não está entre  os bálsamos disfarçados  nem entre os pequenos alívios.
Talvez se tivessem me ensinado a não sentir." (p. 115) 

Ao falar Cinthia Kriemier estamos falando de uma grande escritora brasileira contemporânea, quando a lemos,  nos dá orgulho. Não apenas porque  já foi indicada a grandes prêmios literários, como o "Oceanos", mas especialmente porque  é muito  comentada nos círculos de  discussão da literatura contemporânea, percebo isso ao acompanhar canais literários no Youtube como o "Primeira Prateleira", onde ela é sempre citada com carinho e admiração, inclusive por outros autores. Só tenho a agradecer a Patuá a oportunidade de conhecê-la.