quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Conceição Evaristo poeta

 

Amo a Biblioteca do Sesc Pompéia

Desde dezembro, venho tentando entrar um pouco mais na literatura de Conceição Evaristo. Tinha lido alguns contos de Olhos D'água, que me chamaram a atenção pela linguagem, mas achei bem pesado. tanto que nem conclui a leitura .
Mas lendo a minha amada Lygia Fagundes Telles, algo me dizia que precisava dar nova chance a Conceição e fiz isso com a incrível leitura de Canção para ninar menino grande, leitura do mês de dezembro de 2023, que comentei aqui .

Comecei 2024 atrás de mais Conceição na Biblioteca do Sesc Pompéia, e trouxe para ler o Becos da Memória. Mas antes de escolher fiz uma pesquisinha na estante e depois postei nas redes:
CONCEIÇÃO EVARISTO POESIA : Ontem, 3 de janeiro, eu passei os olhos num livro de poesia da Conceição Evaristo na Biblioteca do Sesc Pompéia. Não me ative ao título do livro na hora, mas foi fácil descobrir no catálogo online que era Poemas da Recordação, que certamente merece uma leitura mais aprofundada, mas como eu não conhecia nada, foi um aperitivo. De relance achei interessante que é muito "literatura preto brasileira": a palavra chave é FOME, em seus mais diversos significados.

Clarice Lispector encontra Carolina Maria de Jesus
                           

No final ela escreve sobre duas referências literárias brasileiras importantes para seu trabalho, a Clarice Lispector e a Carolina Maria de Jesus. Se bem me lembro, ela também escreveu um poema sobre a importância da Clarice para a Carolina. Muito bonito ver tão claras essas ligações. Mas eu, lá no fundo, fundinho de mim, pensei bem baixinho: imagina se aparecesse um diálogo com a Lygia, que é minha praia literária, mas acho que não é a dela!
😝







10 Metas sinceronas para 2024

 

1 - CONTINUAR VIVA

Enquanto estiver viva, estarei no jogo! 


2 - VIVER EXPERIÊNCIAS SENTMENTAIS E AUMENTAR MEU AMOR PRÓPRIO

Francamente joguei a toalha no sonho de  encontrar um mozão, meta nunca alcançada, então sendo muito honesta, talvez essa meta eu consiga cumprir em 2024.


3- ME REINVENTAR PROFISSIONALMENTE

Em 2023 eu me dei conta de que, depois da pandemia, eu  realmente perdi o chão no campo profissional, então, para ser franca, em 2024 estou aberta a novas possibilidades de me reinventar na área de trabalho.


4- CONHECER E CURTIR SAMBAS E ROLÊS

Como o samba sempre me faz bem, enquanto eu continuar sendo acolhida como amiga do Samba, que eu possa curtir, conhecer e aprender mais. Também outros rolês, afinal a vida é curta!

5- CONTINUAR TREINANDO O QUANTO PUDER

Que seja mais um ano cheio de dores e massa muscular, porque eu gosto assim!


6 -CUIDAR DE MIM E DE QUEM AMO

Um dos meus sentidos da vida! Continuemos!


7- LER PELO MENOS UM LIVRO POR MÊS

Como em 2023 deu super certo, com os livros usados e a Biblioteca do Sesc Pompéia: Que em 2024 eu continue essa travessia!


8- ESCREVER 

Meta difícil de cumprir, dá trabalho e não vem sendo  cumprida desde 2022, mas que esse ano espero, sim, cumprir, mesmo num mundo sem leitores, quero escrever porque  porque vai fazer bem para mim! TOMARA QUE DÊ CERTO!


9- CONTINUAR A BUSCA PELA MINHA ACESTRALIDADE E ESPIRITUALIDADE

Essa ligação nunca é cortada e me dá ânimo de acordar a cada novo dia. Assim seja pelo resto do ano pelo resto da vida!


10- PROSPERAR

Se em 2023 foi parcialmente cumprida, se eu merecer, que esse ano seja plenamente cumprida !