ÁLBUM: O RITMO JOVEM NAS CANTIGAS DE RODA -
CONJUNTO E CORO INFANTIL CBS (1967)
A letra, na íntegra, é:
Teresinha de Jesus
Temas Infantis
Terezinha de Jesus deu uma queda
Foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos de chapéu na mão
Foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos de chapéu na mão
O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão
Quanta laranja madura
Quanto limão pelo chão
Quanto sangue derramado
Dentro do meu coração
Quanto limão pelo chão
Quanto sangue derramado
Dentro do meu coração
Terezinha levantou-se
Levantou-se lá do chão
E sorrindo disse ao noivo
Eu te dou meu coração
Levantou-se lá do chão
E sorrindo disse ao noivo
Eu te dou meu coração
Dá laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
Da morena mais bonita
Quero um beijo e um abraço
Esta última parte da cantiga
"Dá laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
Da morena mais bonita
Quero um beijo e um abraço"
É um pouco estranha para mim... são variantes de tradições populares antipatiquíssimas! Achei interpretações milenares desta narrativa/ canção , advindas da Índia antiga! Por isso que as reflexões sobre História e Cultura Popular que comecei com um grupo aqui na USP, com muita razão, destacava que certos fenômenos culturais populares são muito mais complexos do que parecem ser e para nos aproximarmos e refletirmos melhor sobre eles, um caminho possível pode, sim, começar partindo de uma renovada reflexão sobre as ideias de F. Braudel sobre a Longa Duração (que não foi concluída pelo historiador que primeiro a propôs, mas foi logo deixada de lado e tomada como "modinha" velha pelos historiadores ansiosos por novidades historiográficas... mas que para alguns pesquisadores da História Cultural é assunto e questionamento presente no dia a dia...
Refletir sobre isso me parece ser um método possível de se escrever a História, e bem mais complexo do que montar fazer planilhas demográficas, não? rsrsrs