segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Ebook Cinemas Africanos Contemporâneos (LINK)

 


CINEMAS AFRICANOS 2021 

O E-book gratuito  sobre a mostra de cinemas africanos 2020. A live de lançamento foi sábado (com as organizadores comentando cada texto), mas só consegui assistir agora e é incrível como eu "garrei amor" em cada um desses filmes, como ter assistido tantos, tantos (de forma inimaginável para mim, nunca tinha acontecido antes) e esse mergulho foi mesmo uma entrada na África mais concreta (embora a partir de filmes), depois dessa experiência comecei a ver tudo africano de outra forma, sejam pessoas, sejam livros, sejam filmes, foi uma experiência antropológica radical e esse livro é a cereja do bolo. Na medida em que as organizadoras  foram comentando cada texto e eu fui reconhecendo mais ou menos do que elas estavam falando, eu fui ficando de coração quente: Quero ler todos os textos! Super recomento! Obrigada Mostra de Cinemas Africanos, obrigada CineSesc!

O link da live de lançamento está aqui 

O link para baixar o livro está aqui ou aqui 


"Omo-Oba Histórias de Princesas", de Kiusam de Oliveira:Venceu a luta contra o Index no século XXI

Como prometido, agora eu vou tratar desse livro DESLUMBRANTE! Para resumir do que se trata, peço permissão para citar sua sinopse na Amazon:

"Omo-Oba: Histórias de Princesas é um livro que privilegia o recontar de mitos africanos, muito divulgados nas comunidades de tradição ketu, pouco conhecidos pelo público em geral e que reforçam os diferentes modos de ser femininos. Os seis mitos apresentados têm o objetivo de fortalecer a personalidade de meninas de todos os tempos."  

Como tinha falado antes, as histórias de reinos e principados são muito importantes para crianças, isso tem relação com a construção da identidade e quer coisa mais linda do que "se ver" representado (a) nas ricas ilustrações de Josias Marinho? Visualmente o livro enche os olhos, é grande e colorido, com algumas das mais belas representações de crianças negras e de cabelos crespos que eu já vi, trançados ou não, que vontade que dá de fazer um cafuné nas princesinhas!

A autora, Kiusam de Oliveira é uma educadora  paulista negra, engajada na valorização da sua afrodescendência para encontrar caminhos plenos, ainda que diferentes.

Como eu tinha postado aqui outro dia, a dedicatória do livro começa emocionando 

Mas o livro chamou a atenção do país porque me lembro desse episódio envolvendo a obra :  em 19 de março de 2018 (período de censura, de apelação pela "Escola Sem Partido", época do mergulho no pensamento fascista, algumas obras destinadas ao público infantil  chegaram a ser censuradas, incluvise esta:

 "FIRJAN informava que a obra “Omo-Oba: histórias de princesas” de Kiusam de Oliveira, publicado pela Mazza Edições, seria substituída por outra obra, atendendo às reclamações de alguns pais de alunos que frequenta a Escola SESI unidade Volta Redonda. "

A sorte foi que Kiusam denunciou nas redes sociais e devido a tanta pressão, a obra pôde circular.

Suponho que o incômodo dos pais tenha sido pelo texto de apresentação, onde Kiusam afirma que o livro tem o objetivo de "empoderar as meninas".Piiiii: "ideologia de gênero": vamos censurar! Ainda bem que não deu certo, porque o livro é lindo, contando seis mitos iorubanos sobre meninas que eram forças da natureza, depois princesas, e depois se tornaram dividades. 
Se eu, criança, tivesse lido esse livro, não posso nem imaginar o tamanho do meu encantamento. 
Vou colocar uma representação de cada princesa como aperitivo (no livro tem mais e muito lindas)e se tiverem como, leiam essa obra deslumbrante:

Oiá e o búfalo interior
Oxum e seu mistério
Iemanjá  e o poder da criação do mundo 
Olocum e o segredo do funo do oceano

Ajê Xalungá e o seu brilho intenso
Oduduá e a briga pelos sete anéis