domingo, 31 de dezembro de 2023

Retrospectiva 2023:a cara do samba sou eu 😍



Se 2022 foi o ano do retorno ao samba, de conhecer mais sambas,  e retomar a vida pós pandemia, 2023 foi o ano de ser acolhida na comunidade do samba. Tantas vez ouvi "você tem a cara do samba", o "sorriso do samba", a "energia do samba", etc e fiquei muitíssimo feliz com isso! Vamos, mês a mês, ver como enfrentei as batalhas em 2023?
 JANEIRO
Me senti linda com esse corte de cabelo


 Foi o mês mais de boa do ano, com a linda  posse do  Lula, muitas expectativas,alguma coisa ia dar certo. Só que não. Fui assistir a roda de samba do Tiagão na Vila Madalena e essa proximidade permaneceu pelo ano todo. Li o livro sobre o álbum  África Brasil do Jorge Ben, voltei ao Samba do Sol ouvindo muito bola de sabão e no fim  Corte de cabelo igual ao da capa de revista, fiquei gata!


FEVEREIRO
Gata de Rosa no Carnaval 

 Fevereiro tem Carnaval e esse foi quase como antigamente, curti quase todos os dias, foi demais! Eu estava linda! Comprei um livro maravilhoso no meio do Carnaval! Teve o dia da Iemanjá e eu reverenciei demais essa mãe amorosa! Infelizmente Glória Maria nos deixou, e foi uma grande referência. Teve o primeiro Quintal dos Prettos do ano e eu fui toda de camiseta melanina. Quem sabe um dengo nego, né? 


MARÇO

 Março foi o mês da minha grande conquista, publicar um capítulo sobre Lima Barreto num livro pelas edições SESC, fui de amarelo no Quintal dos Prettos e arrumei um novinho apaixonado, usei croped, ouvi muito Marisa Monte, estudei muito a obra do Cuti, teve os oitenta anos de mamãe! 


ABRIL
Teatro infantil e Feijoada de São Jorge


Ainda estava vibrando uma esperança de que algo ia dar certo, tinha estudado, estava mais confiante, li o livro do ano, Contos de Axé, tomei um café com meu amigo no SESC Pompéia e conversamos sobre coisas da vida, fui assistir a uma peça de teatro infantil e na Feijoada de São Jorge no mesmo dia! Também teve partideiros Maria Zélia e ganhei degustação de cachaça,  teve um Samba do Sol consciência indígena meio estranho, mas  terminei o mês assistindo a roda de Samba do Tiagão novamente. Pra que morrer?


MAIO
Se abril terminou com Samba do Tiagão, maio começou com ele no dia seguinte, conheci o larguinho da Lapa e muita gente boa do samba que viraram meus amigos, vi o livro com meu capitulo em exposição pela primeira vez, li Tolstói, fui ao aniversário de 5 anos dos Prettos, ouvi  Grupo Pau Brasil no instrumental, Morreu a Tina Turner, perda imensa, vibrei muito com as colunas do Jeferson Tenório no UOL,  especialmente  a sobre Vini Junior e o racismo e no fim ganhei o romance de Djamilia Pereira de Almeida que eu tanto queria.

JUNHO
Em junho eu estava junina 


Mês dos arraiais, fez frio de verdade, sai pra rolê no Samado Sol arraial  e nem chegamos aos dez graus! Conheci a velha guarda do samba, assisti ao show da Marlene  Souza Lima, luxo só, tentei sem sucesso reativar minhas contas no Twitter, li Ondjaki e asisti ao show do Fabio Caramuru.

JULHO

Melhor rolê do ano, 6 horas de samba e eu azul

 Eu não escrevi sobre isso na época, mas escrevo agora: em julho um amor baiano antigo voltou a minha vida, foi muito maravilhoso, me fez anular o tempo, me fez sonhar e ouvir muito Problema emocional pena que durou tão pouco! Esse mês foi  muito bom, senti o fim do inverno se aproximando, comecei a assistir a novela Vai na Fé, porque abordava temas interessantes sobre a negritude  pra ouvir a canção do Lulu Santos, fui bem linda de vermelho aos Prettos, li AvóDezanove do Ondjaki, todo mundo falou da Barbie, eu também, e fui no melhor Samba do Sol do ano com seis horas de roda de samba, com o Tiagão e muito mais.

AGOSTO
Lendo Djaimilia de cabelo crespo 


 Em agosto ouvi a Orquestra Popular de Choro, tive a chance de ouvir o Berço do Samba de São Matheus, show do Vanderlei Pereira, li com muito prazer Luanda, Lisboa, Paraíso, morreu a minha grande amiga Magali e eu fiquei péssima, comecei os exames pré cirúrgicos, amei curtir novas amizades, fui ao Samba do Sol Samba Rock, e Débora Gurgel, muito bacana.


SETEMBRO
Eu combinando com o Grafiti do Tendal da Lapa
 na festa  Caleifação 


 Em setembro encontrei o Tiagão nos Prettos, foi legal, assisti  ao show do Marcelo Cigano e um duo armorial, muita  música cigana muito boa, vivi um momento de renovação por resolver mágoas do passado, li o livro sobre os Batuqueiros e a história do samba, assisti a peça Eu de você da Denise Fraga , fui a uma maravilhosa festa Caleifação no Tendal das Lapa, li  um Ondjaki mais adulto e setembro trouxe a primavera e a possibilidade de novos tempos.

Outubro 
Me achando a musa kkkk

 Outubro foi meu mês, comecei indo aos Prettos toda de azul, em homenagem a Iemanjá, agradecendo por tudo qe recebi em setembro  esse ano! Odoiá! Depois teve Partideiros, o relançamento do meu  livro sobre Guimarães Rosa,  li o livro sobre Logun Edé, Fui ao samba do Aguidá e ao samba dos aniversários, meu e do Samba do Sol, ministrei uma palestra sobre  Jéferson Tenório para adolescentes.

NOVEMBRO
Eu, personalidade negra com Elza e Mariele


 Novembro de 2023 foi mesmo o mês de estar perto de pretos e pretas na Consciência Negra, muitos reencontrei na Expo Consciência Negra e eu aproveitei muito. Comecei no Quintal dos Prettos, fui de camiseta de bebê e  tirei fotos com vários boys, depois foi o aniversário dos Partideiros, muita emoção. Assisti ao melhor show do ano, Xaina Barros com instrumental e samba! O livro do mês foi Logun Edé, ouvi muito Menino Deus . Recebemos visitas da família de Itapeva, fui ao Show do Jardes Macalé. O livro do mês foi Invenção e Memória da Lygia Fagundes Telles e isso me despertou a vontade de ler Conceição Evaristo.

DEZEMBRO
Último samba do ano


Dezembro eu comecei realizando o desejo: li um romance da Conceição Evaristo maravilhoso! Mas eu estava exausta desde o começo e ainda tinha consultas e exames pré-operatórios, no fim a operação ficou marcada para maio. Para mim foi um mês de  poucos rolês, mas geral não, tivemos shows internacionais, inclusive o do Paul McCartney em Minas, que possibilitou seu encontro com Bituca! Teve o Quintal dos Prettos, onde eu estava muito mulher do samba , mas não tirei fotos com os boys dessa vez. Teve o rebaixamento do Santos, muito triste, mas não larguei a mão do meu time amado! Teve o Dia do Samba e me senti muito pertencendo ao Samba, adoro ! Teve Natal com mamãe e meu último samba do ano, foi o do Aguidá, com Tiagão e a Ana aqui na lapa dia 23 de dezembro: fechando o ano como comecei! Ano que vem tem mais!