terça-feira, 9 de março de 2010

DEM (ônio) E O PAÍS DA HIPOCRISIA



Hoje, dia 09 de março de 2010, eu completo um ano com título de mestra! Não tenho muito o que comemorar por enquanto, afinal o que eu fiz com isso? Nada!
Quero dizer, consegui passar por algumas experiências amarguíssimas, como passar por processos seletivos de emprego (e nem era um emprego assim tão bom) e sofrer descarado preconceito racial, afinal não podemos esquecer que uma negra, no Brasil, ainda não passa no quesito "boa aparência" e o título não vale muito!
Claro, afinal aqui, lugar onde impera a hipocrisia, pode existir um partido político como o DEM, que tem representantes que
corresponsabilizam os negros pela escravidão! Sim, é isso mesmo que você leu!
Penso que a questão das cotas raciais é algo a ser muito discutido ainda, mas para uma mestra historiadora, dói imaginar que argumentos como o da "miscigenação consensual" (eca), que é uma leitura atravessada de Gilberto Freyre... Mas o título não vale nada frente à força do discurso excludente! Por isso que uma professora mestra não consegue se recolocar no mercado de trabalho facilmente, já que apresenta essa característica horrenda: É negra, é descendente daqueles que teriam sido os maiores responsáveis pela escravidão no Brasil! Não consigo suportar uma coisa dessas!

Como podem ver, se quisemos sermos gratificados por prezuízos históricos que recebemos, logo alguém inventa um discurso que consegue reverter nosso argumento e esse discurso é prontamente aceito... agora só falta inventarem uma proibição para negros de fazerem vestibular , não será muito difícil, "afinal eles foram os grandes culpados!"
Viram? Não dá para acreditar!
Pessoalmente, eu sei muito bem que a igualdade nem sempre é a melhor escolha: Não acho que mulher tenha que ser sempre considerada como igual a homem, nem criança igual a adulto, muito menos branco igual negro: temos que respeitar as diferenças, não homogeneizar os tipos!
Quando vamos ler e usar particamente a idéia de Ricoeur e aceitar o que é diferente?
Infelizmente acho que nunca!
Desculpem o gosto amargo, mas tá osso!