terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Marcas de "Relato de um certo oriente"

 

Tenho um grande amor pelo primeiro romance publicado por Milton Hatoum, talvez o mais poético deles, e fico muito emocionada quando, nos contos ou crônicas, percebo alguma marca que me remetem a "Relato de um certo oriente", seja uma personagem, seja uma história paralela, seja o que for.

O segundo livro que leio em 2021 está sendo o seu enorme volume  de crônicas "Um solitário à espreita" e estou gostando, como sempre é uma leitura muito apetitosa, mas como gostaria que me contassem uma história, estou intercalando, demoradamente,  com outras narrativas.

Como suspeitei que viria, ontem li uma crônica que  com uma referência direta à escritura de "Relato..."

"Que distração: em abril de 1989 publiquei meu primeiro romance, cujo esboço inicial foi feito em dezembro de 1980 e nos primeiros meses de 1981. O relato seria um conto, mas foi crescendo com o calor da viagem sinuosa e atropelada da escrita.

Às vezes, quando essa viagem é interrompida, você diz a si mesmo que é uma pausa provisória, mas há textos que ficam no meio do caminho e são abandonados ou esquecidos: assuntos morrem nas primeiras páginas. Na verdade não é o tema que morre, e sim a forma, a arquitetura, o projeto que não vinga. Mas aquele conto expandiu-se, uma voz  puxava a outra, vozes tão intrometidas que nem sei de onde vinham. Quando me dei conta, já tinha escrito mais de cem páginas ..." Milton Hatoum. Tantos anos depois, Paris parece tão distante.... In "Um solitário a espreita", p. 33 

Trocando ideias sobre a escrita de Hatoum no Instagram encontrei um leitor que, como eu, estava se deliciando com o "Relato...", eu disse que talvez a base da obra de Hatoum já estivesse esboçado ali, de uma forma fantástica, muito bonito de ver. Sabem que ele foi escrito há cerca de 40 anos (tem mais ou menos a minha idade), em um quartinho alugado em Paris, me deixa alegre de alguma forma: talvez eu também possa ser mais do que um projeto menor (no caso um conto) que não foi abortado e virou algo muito importante para outras pessoas.

Enfim... relatos de leitora"