sexta-feira, 5 de março de 2010

ABRACADABRA

As crianças acreditam e usam PALAVRAS MÁGICAS, já nos disse Todorov, que essa utilidade lhes era confirmada cotidianamente, muito rapidamente elas "percebem" que bata falar "mãe" ou "mamá", qu essas coisas se tornem realidadem, como desejaram... como acontece com Nhinhinha, do conto rosiano "A Menina de lá"...
Mas pensando além da esfera cotidiana, qual é a palavra mágica mais conhecida po excelência?
é ABRACADABRA!
Nunca me esquecerei de ter visto em algum dicionário etimológico (não lembro a referência) a seguinte explicação (que reencontrei na wikipédia:
Hoje a palavra é normalmente usada como encantamento por mágicos de palco, principalmente por ilusionistas. Antigamente, porém, acreditava-se no poder de tal palavra para a cura de febres e inflamações. A primeira menção conhecida à mesma foi feita no segundo século depois de Cristo, durante o governo de Septímio Severo, num poema chamado De Medicina Praecepta (em um tratado médico escrito em versos), pelo médico Serenus Sammonicus, ao imperador de Roma Caracala, que prescreveu que o imperador usasse um amuleto com a palavra escrita num cone vertical para curar sua doença:

A B R A C A D A B R A

A B R A C A D A B R

A B R A C A D A B

A B R A C A D A

A B R A C A D

A B R A C A

A B R A C

A B R A

A B R

A B

A

De acordo com Godfrey Higgins, tinha origem em "Abra" ou "Abar", o deus Celta, e "Cad", que significa Santo. Era usado como um talismã, com a palavra gravado sobre um Kameas (Amuleto quadrado), transformando-se em um amuleto. Segundo Helena Petrovna Blavatsky, Higgins estava quase certo, o termo era uma corruptela da palavra gnóstica "Abrasax" e essa, por sua vez, era uma corruptela de uma palavra antiga sagrada copta ou egípcia, uma fórmula mágica que significava "não me firas", sendo que seus hieroglifos se referiam à divindade como "Pai". Era comumente utilizado sobre o peito sob as vestimentas.


A origem da palavra "abracadabra" ainda não foi totalmente esclarecida, havendo diversas teorias sobre a mesma:

"Eu crio ao falar" [SACA A IDÉIA DE PALAVRA MÁGICA E REALIZAÇÃO DOS DESEJOS? ENTÃO...]
Uma possível origem seria do Aramaico: אברא כדברא avra kedabra que significa "Eu crio ao falar".

Maldição e pestilência
Aqui há o ponto de vista de que a palavra deriva do Hebraico, ha-brachah, que significa bênção, e dabra, forma em Aramaico da palavra em Hebraico dever, que significa pestilência.

Pai, Filho, Espírito Santo
Abracadabra viria das palavras em Hebraico av (pai), ben (filho) e ruakh hakodesh (o espírito santo).

Desapareça como essa palavra [QUE VIOLÊNCIA! RS]

Alguns argumentam que a palavra viria do Aramaico abhadda kedhabhra, que significa 'desaparecer como essa palavra'. Acredita-se que tal forma era usada para combater diversas doenças.

Abraxas
É também dito que a palavra provém de Abraxas, uma palavra gnóstica para Deus. Ela também é atribuída a Abracalan (ou Aracalan), que diziam ser tanto um deus sírio quando símbolo mágico judaico.

Outras teorias
[MAIS VIOLÊNCIA! RS]
Outras teorias dizem que a palavra "abracadabra" deriva da união das palavras hebraicas abreg - ad - habra que juntas significam "fulmine com seu raio". Há também a teoria de que "abracadabra" tenha surgido pela união das palavras celtas abra (Deus) - cad (Santo). Uma curiosidade notável a respeito de "abracadabra" é que a pronúncia da palavra é praticamente igual em quase todas as línguas.