domingo, 10 de março de 2013

"Canção de ninar brasileira: aproximações", de Silvia de Ambrosis Pinheiro Machado,

No curso a Silvia falou desta música que Dorival Caymmi compôs para ninar a filha Nana (Ninar a Nana), e que depois ela mesma cantou seu acalanto:
 
 

 

"Despertar e conhecer as cantigas de ninar: palavras poéticas cantadas para adormecer que veiculam heranças e tradições e, porque vinculam as crianças não apenas ao adulto que delas cuida, mas à língua que se entoa, são também fundamentos de uma nação. Se pensarmos que  a palavra nação, em latim natio, onis deriva do mesmo radical do verbo nascor, eris; natus sum; nasci, que é nascer e que, por sua vez, a canção de ninar se origina no contexto do nascimento e infância humanos, podemos considerá-la, a canção de ninar, como ponte que comunica a macro história social, cultural e étnica de um povo à micro história da infância na família, ou, meno(s)r ainda, de uma criança desse povo em sua família. A canção de ninar, objeto cultural que circunda o nascimento humano, participa fundamentalmente, pois, da organização de uma 'nação; estuda-la é também conhecer um pouco mais os dinamismos desta nação. Nesse sentido, assinalo um ângulo importante aberto no decorrer do estudo das canções de ninar brasileiras: a análise de seus textos deixou transparecer elementos reveladores dos encontros e desencontros étnico-culturais dos diferentes povos que formaram a nação brasileira. Junto a vestígios de dor e horror de um tempo de investidas colonizadoras e dominações, apareceram também traços de resistência e preservação cultural dessas etnias, nos conteúdos e no material sonoro das letras das canções de ninar; como se elas fossem veículos propícios ao transporte resguardado de elementos fundamentais da cultura dos grupos humanos invadidos e/ ou submetidos à escravidão, no período colonial brasileiro. Se é possível distinguir elementos assim polarizados, é necessário também pontuar que, justamente enquanto expressão artística, a canção de ninar constitui um espaço hospitaleiro entre línguas e culturas, ultrapassando suas fronteiras, misturando-as e gerando o novo.Sob esse ângulo e com a indagação sobre a eficácia estética da canção de ninar - ou seja, que elementos a tornam um objeto de arte e, nessa medida, potencialmente capaz de humanizar?-desenvolveu-se este estudo[...]"
 
 
MACHADO, Silvia de Ambrosis Pinheiro. Canção de Ninar Brasileira: Aproximações. Tese de doutoramento, FFLCH/USP 2012, p. 23-4. TESE DE DOUTORAMENTO DIPOSÍVEL PARA DOWNLOAD AQUI.