terça-feira, 5 de outubro de 2021

"Rua do Saara, 143", Argélia , 2019. dir. Hassen Ferhani

 


Sinopse: No meio do deserto do Saara, um reino particular é governado por uma rainha misteriosa e solitária. Embora desconfiada e cautelosa, Malika sempre recebe de braços abertos os viajantes que decidem parar em seu castelo, transformado em cafeteria, em busca de algo para beber, comer ou mesmo de um conselho. Enquanto o mundo exterior continua a passar, emoldurado pelas margens de sua janela e porta, Malika parece viver fora do tempo, sentada em seu trono com seu fiel companheiro felino. Mas seu reino pode estar em perigo agora que a modernidade está se aproximando, representada pela construção de um novo posto de gasolina e restaurante ao lado de seu castelo.

Continuamos com documentários que se passam no deserto. Esse tem uma narrativa, a de Malika (rainha), a "guardiã do vazio. Em sua casinha, no meio do deserto, recebe os viajantes e clientes, oferecendo-lhes o que precisam para seguir viagem. Muitos caminhoneiros, amigos, viajantes de todos os cantos, muçulmanos, peregrinos: é como se o mundo parasse alguns instantes para visitar o reino de Malika. Ela não gosta que lhe façam perguntas, mas nós agradecemos aos que fazem, porque é impossível não se perguntar como é possível que uma senhora como ela, sem tanta mobilidade, possa sobreviver sozinha, no meio do deserto, na companhia apenas de seus cães e da gata Mimi? É possível. Mas querem tirá-la dali, os donos do posto de gasolina e restaurante vizinho que está sendo construído. Será que conseguem? Ela, que é experiente diz que não vão aguentar muito tempo. Não sabemos, mas desconfio que não mesmo, a menos que a "modernidade" mude tanto o cenário daquele ponto do deserto que quem não vai aguentar será ela. Nunca saberemos. A menos que alguém for até a Rua Saara, 143, para saber como ela está. Quem topa?

Esteticamente o filme é uma grande experiência. Entrando no deserto, o tempo é outro, o tempo do Reino e Malika. O filme começa com um plano aberto, focando no Saara, com a casinha solitária no meio e uma árvore na entrada. Depois, a gente vai vendo tudo pelas janelas e janelinhas, como o mundo aparece para Malika, através de seus clientes e visitantes, É uma bela viagem ao Saara, muito surpreendente. Vemos as fotos:


A casa\ bar de Malika

Clientes cantadores

Viajantes

Velhos amigos

A lamparina e o rádio

Um smartphone de alguém: notícia de fora!

Muçulmanos

Uma mulher dona de bar!

Uma mulher que viaja sozinha em sua moto

À noite

Como o mundo vê Malika

Uma janela grande: O deserto

Que imagem linda, sintetiza do filme!

Malika dorme

Tem diversão, Malika até dança

Um cochilo

o seu celular é simples, só serve para ligações

"Agora o povo do Saara tem carro de marca"



Viajantes


Enormidade do deserto

Malika

Casinha no meio do nada