quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Contar a história de um Tirano?

Maria Machado nos escreveu sobre :
"Uns dizem que esta história aconteceu há muitos e muitos anos, num país muito longe daqui. Outros garantem que não, que aconteceu há poucos e poucos dias, bem pertinho. Tem também quem jure que está acontecendo ainda, em algum lugar. E há até quem ache que ainda vai acontecer.É que quando a História tem documento, papel escrito na época, coisas que deixam pista, dá para a gente ter mais ou menos certeza decomo tudo se passou. É só ler os jornais daquele tempo, ou as cartas das pessoas, ou as ordens do rei, ou os tratados. Mas numa história como a nossa...não sei não... fica muito difícil saber.Porque ninguém escreveu nada. A história só passou da boca de um para o ouvido do outro, daí saiu pela boca para outra cabeça. E às vezes quem conta também muda um pouquinho. Se um dia vocês ouvirem este caso de outro jeito, já podem ir sabendo que a culpa não é minha.É do tal Tirano. Desde que ele proibiu tudo, não se podia ter mais papel escrito,nem desenho, nem cantiga, nem música, nem dança que contasse nada. Por isso,uns se esqueceram de tudo. Outros confundiram tudo. E, se não fosse pelas três crianças, nem sei o que aconteceria...
Mas já estou falando de coisas lá do meio da história, antesde começar pelo começo. É porque não podia começar assim: ‘Há muitos e muitos anos, num reino muito longe daqui...’Então vou começar de outro jeito. Com ‘Era uma vez’. Lá vai.”

MACHADO, Ana Maria.Era uma vez um tirano. 12ª. Ed. Rio de Janeiro: Salamandra. 1982

Canções do Brasil - Palavra Cantada : CD e DVD

Gente, eu comprei de presente para mim mesma os CD/DVD " Canções do Brasil" do Palavra Cantada . É muito emocionante de ver, juro! É lindo ver as carinhas delas, caras de brasileirinhos, nada parecido com a imagem da criança brasileira "vendida" na TV... neste projeto eles dão voz as crianças de todo o Brasil, cantando e falando com suas prosódias e sotaques caracteríticos. A ideia não é passar nada compacto e pronto para as crianças, mas que se perceba que os brasileirinhos são de muitas formas, assim como o próprio Brasil! Para minha pesquisa eu transcrevi as falas de uma entrevista com Paulo Tatit e Sandra Peres que fala sobre o projeto de conhecer as canções que as crianças cantam Brasil a fora. Eis a transcrição:


PAULO TATIT- O CD "Canções do Brasil" ele surgiu de uma pergunta que nos interessava que era saber "O que as crianças brasileras estão cantando?"

SANDRA PERES-Levamos dois anos para realizar do começo ao fim,onde nós percorríamos os vinte e seis Estados brasileiros, sempre gravando uma música por Estado, cantada por crianças.

PAULO TATIT-E fizemos essa pergunta "Pô, será que as crianças ainda cantam
coisas que, né, que vêm da tradição dela?

SANDRA PERES -Nosso objetivo era poder gravar crianças que estão expostas a televisão, ou seja, que assistem televisão todo dia, que ouvem rádio, mas que mesmo assim procuram cantar músicas dos seus pais, dos seus avós, ou até mesmo músicas de domínio público.
É que quando a gente ia gravar a gente falava "qual a música que você mais gosta de cantar?" E por causa disso esta canção vinha impregnada de um outro sentimento, né, de um carinho especial, de uma espontaneidade generosa até.

PAULO TATIT- Foi feita essa pesquisa, orientada pelo Paulo Dias, o Marinho Ruas entrou em contato com muita gente pelo Brasil, fez um mapeamento das crianças quem cantam pelo Brasil, fazia uma seleção de três ou quatro e lá íamos nós - eu e a Sandra, com um gravador portátil- a gente escolheu canções em que a gente achava que as outras crianças dos outros lugares poderiam gostar também, ou seja, as canções mais lúdicas, as que agradassem mais a primeira ouvida, porque a gente queria muito que as outras crianças... uma criança de Pernambuco gostasse muito da música de uma criança do Ceará; a do Ceará gostasse da canção de Mato Grosso do Sul; de Mato Grosso do Sul... e foi super legal porque eles adoraram se escutar!

SANDRA PERES - É interessante que inclusive no "Canções do Brasil", nas fotografias que eu fiz, tem um plano de foto que a gente faz que é as crianças se ouvindo logo depois que elas acabam de gravar e noventa e cinco por cento das crianças nunca se ouviram, então quando elas - nas fotos antes do disco ficar pronto e
depois quando elas estão se ouvindo na casa delas quando a gente vai entregar- é muito bonito de ver, porque elas... é uma outra linguagem, pra elas é uma coisa muito interessante, muito engraçada, muitos deles começam a dar risada.

PAULO TATIT- E depois tivemos a oportunidade... estamos tendo a oportunidade de entregar esses CD’s nas mãos das crianças que participaram dele. E a gente fez esse show de lançamento do CD “Canções do
Brasil” onde a gente pode convidar algumas dessas crianças e a nossa ideia é ir
fazendo esse show “Canções do Brasil” em
vários Estados brasileiros, sempre convidando as crianças que participaram,
então foi muito legal porque daí elas se conheceram, ficaram amigas nos
bastidores aquela folia de um monte de criança junto(...) Depois que fizemos
esse lançamento em São Paulo, nós fomos covidados pelo Ministério da Educação
para repetir esse show em Brasília. O educador pra gente é nosso público mais
querido dentro do público adulto.

SANDRA PERES-Eu acho que a arte tem esse poder de colocar todo mundo numa sintonia onde não importa nada, o que importa é que cada um faça a sua parte no momento apropriado e eu acredito profundamente que isso ajuda muito as crianças a se desenvolverem, os adultos também,principalmente na relação humana, porque uma criança para tocar com outra ela tem que ouvir, ela tem que esperar a hora dela, ela tem que respeitar o colega e isso já é um exercício de cidadania maravilhoso.

Para ouvir o CD  completo com as canções, clique aqui.