sexta-feira, 26 de julho de 2013

O Mito da infância feliz: antologia

 
Achei este  livro  aleatoriamente, ontem na biblioteca ... e é  muito interessante! Trata-se de uma antologia de depoimentos sobre o "lado não tão feliz" da infância de algumas personalidades. O fato delas serem quem elas são (pessoas verdadeiramente ligadas ao mundo infantil, justamente as que a gente apostava terem sido crianças puramente felizes na infância, como Ana Maria Machado, Fanny Abramovich, Ruth Rocha etc) torna o livro mais verdadeiro e mais interessante. Diz a contra capa:
"Que espécie de verdade estamos passando às crianças quando lhes dizemos que temos inveja da felicidade e que vivem nos anos da infância? É o esta oportuna antologia questiona, mediante textos perplexos, dilacerados, irônicos, sofridos, de autores que atuam em diferentes campos profissionais, tendo em comum a capacidade de expressarem em termos atuais suas posições e - mais importante- todos tem algo a dizer. Para refletirmos, para discutirmos, para ampliarmos nosso horizonte de compreensão da criança."
ABROMOVICH, Fanny. (org). "O Mito da infância infeliz: antologia". São Paulo: Summus Editorial, 1983. (Série Novas buscas em educação). 


Muito interessante, não acham?