quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dicionário (José Paulo Paes)

Dicionário (José Paulo Paes)

 A
Aulas: período de interrupção das férias.

B
Berro: o somproduzido pelo martelo quando bate no dedo da gente.

C
Caveira: a cara da gente quando a gente não for mais gente.

D
Dedo: parte do corpo que não deve ter muita intimidade com o nariz.

E
Excelente: lente muito boa.

F
Forro: o lado de fora do lado de dentro.

G
Girafa: bicho que, quando tem dor de garganta,
é um deus-nos-acuda.

H
Hoje: o ontem de amanhã ou o amanhã de ontem.

I
Isca: cavalo de Tróia para peixe.

J
Janela: porta de ladrão.

L
Luz: coisa que se apaga, mas não com borracha.

M
Minhoca: cobra no jardim-de-infância.

N
Nuvem: algodão que chove.

O
Ovo: filho da galinha que foi mãe dela.

P
Pulo: esporte inventado pelos buracos.

Q
Queixo: parte do corpo que depois de um soco vira queixa.

R
Rei: cara que ganhou coroa.

S
Sopapo: o que acontece quando só papo não adianta.

T
Tombo: o que acontece entre o escorregão e o palavrão.

U
Urgente: gente com pressa

V
Vagalume: besouro guarda-noturno.

X
Xará: um outro que sou eu.

Z
Zebra: bicho que toma sol atrás das grades.

35 comentários:

Unknown disse...

Qual foi a intensao do autor a escrever esse poema dicionário

Unknown disse...

O decionario de José Paulo Paes tem de parecido com um dicionário tradicional de linglí portuguesa

Camila Rodrigues disse...

O Dicionário do José Paulo Paes é um poema, não deve trazer as mesmas definições que um dicionário tradicional.

Unknown disse...

Porque ele quis

Unknown disse...

Não

Erika disse...

Qual foi a intenção?

Unknown disse...

Tbm to querendo saber eu estou fazendo um dever de casa e não acho a intenção dele :(

Unknown disse...

Qual é a resposta não encontrei

Anônimo disse...

Eu tambem to fazendo dever de casa e quero saber meu nome e lua e o seu

Anônimo disse...

Cadê a tarefas

Unknown disse...

São parecidos na ordem alfabética.No que eu vejo é mais o menos isso.

Unknown disse...

Eu quero respostas sobre esse testo

Unknown disse...

Qual é o fundamento desse texto

Unknown disse...

Para o poeta José Paulo paes,o que é poesia? Gsotaria de saber essa pergunta

Unknown disse...

coisa boa

Unknown disse...

oi

KARINA disse...

O que o dicionário de José Paulo Paes tem de parecido com um dicionário tradicional de língua portuguesa?

Unknown disse...

As palavras aparecem em ordem alfabética. Mas ele brinca com os significados. A intenção é apresentar a ordem alfabética de uma maneira divertida.

Unknown disse...

Kkkkkkkkk

unknow disse...

ainda bem que eu achei a resposta aq!

Unknown disse...

Eu também estou fazendo dever meu nome e tyffany

Unknown disse...

Sim Mais?.

Madileide disse...

José Paulo Paes, um poema inteligente que buscava nas palavras uma maneira inteligente de chamar a atenção das crianças para a língua portuguesa. De maneira divertida ele reagrupava as palavras para que as crianças, em suas ricas imaginações, olhassem seus poemas e viajassem nas possibilidades que a língua nos permitir criar. E é assim que vejo o sentido, o significado de seus poemas para as crianças.

Unknown disse...

Que característica da girrafa foi ressaltado no significado dessa
palavra

Unknown disse...

Qual foi a intenção mesmo 😜 ?

Unknown disse...

Eu tbm :(

Helenilce disse...

O autor tem intenção chamar a atenção das crianças, com fatos reais no vocabulário simples do poema.

Anônimo disse...

teve a intenção de mostrar todas as letras do alfabeto

Anônimo disse...

um pouco

Anônimo disse...

sim

Anônimo disse...

trabalhar o alfabeto.

Anônimo disse...

Maneira lúdica de mostrar o alfabeto.

Fernanda Vieira disse...

Trabalhar de forma lúdica o alfabeto.

Anônimo disse...

O autor tem como objetivo chamar a atenção das crianças com frases simples, criada ou até mesmo vista no dia a dia, como também trabalhar a ordem alfabética e ensinar a função de um dicionário.

Anônimo disse...


.,.