terça-feira, 5 de março de 2024

Voragem, de Junichiro Tanizaki : primeira leitura de março 2024





VORAGEM: Interessada em saber mais sobre a literatura de japonesa, por causa da minha boa experência com  Yasunari Kawabata, alguém me recomendou a leitura desse livro, mas logo que comecei a ler, apesar de gostar das tramas de Tanizaki, não achei nada comparável à escrita preciosa de Kawabata. Sobre “Voragem”: Estamos em Osaka,Japão,na década de 1930 e na atividade da escola de artes, a moça Sonoko precisa pintar uma representação da "divindade" Yoryu-Kannon que estava representada pela modelo viva Y. Mas ela não reproduziu o rosto da modelo, porque no seu inconsciente, a entidade tinha outras feições. Tempos depois, Sonoko, viria conhecer a jovem que tinha aquele rosto que ela pintara. Era o de outra aluna, a senhorita Mitsuko: Aquela era a imagem da deusa, com quem Sonoko, uma mulher casada, vai desenvolver um intenso e quase doentio envolvimento homosexual. Assim começa a história da obsessão contada oralmente por Sonoko  a um “sensei”, que é também escritor e deve um dia escrevê-la. Apesar de defeitinhhos narrativos que poderiam ter-me feito  abandonar a leitura, não posso negar que  é um livro inexplicavelmente envolvente. Se durante a leitura eu  não tinha palavras para descrever a VORAGEM daquela experiência narrativa  cheia de reviravoltas, o fim sugeriu que as personagens não agiam de forma verosimilhante, mas sim com a  reação apaixonada daqueles que seguem uma seita, representada pela beleza de Mitsuko, que ativa todos os acontecimentos doentios e muitas vezes quase  adolescente do livro!  É um livro tóxico (não é uma crítica negativa, me pareceu mais uma reação esperada dos leitores) e mesmo não sendo um dos melhores da vida, ruim não achei. Só não recomendo para todos. 

Alguns registros de leitura











No dia 18 de março, me despedindo de Voragem, uma foto e um vídeo
Sobre o vídeo 

A última foto 






Quintal dos Prettos março 2024

 


Mais um quintal, porque sempre é bom,me divirto e aprendo muito.

Eu estava muito divertida de blusa verde,ombros à mostra 

Quando sai de casa encontrei minha vizinha que disse que eu estava linda e cheirosa! Adorei os elogios, claro,porque a gente tem que tentar se sentir assim sempre,não é? E afinal eu ia para um dos meus rolês favoritos 😍

Achei o quintal mais cheio que o do mês passado (ainda era carnaval...),mas não estava tão lotado, sem filas, sem chuva, foi enchendo aos poucos e estava uma delicinha .
 

Dessa vez nem tentei entrar perto da ra, o melhor está mesmo depois da grade.

Não tinha amigos conhecidas, mas fiz algumas amizades,como sempre.Adoro!

Como adoro, teve velha guarda,o  Santaninha,tirei fotos...

Depois teve o Tiagão,que até se apresentou na roda,mas na hora não pude prestígiar ou registrar porque estava comprando um churros pra minha mãe e já ia embora.

Vamos ver algumas fotos e registros







Toca "Problema emocional" e bate saudade do baianinho 












Como explicar minha experiência com africanos? Kkkk



Foi tudo muito bom! Mês que vem tem mais! 😍