segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Lendo as "notas para uma definição de leitor ideal", de Alberto Mangel

"Notas para uma definição do leitor ideal"
Alberto Manguel

Presente de aniversário que ainda não tinha parado pra ler. A ideia nunca foi ler de cabo a rabo, mas uma nota por vez, eventualmente, em meio a outras leituras. Hoje comecei pela última nota, com o mesmo título do livro, e que na verdade é um esquema comentado sobre leitores e leituras, dentre as páginas 163 e 166.
Tem pontos que me identifiquei muito como "escrever às margens é marca de um leitor ideal". Claro! Acrescento: marginalias são a memória de uma leitura concluída, quantas vezes achei que nem tinha lido o livro, mas ele está todo marcado e a lembrança floresce, pois estava capsulada em algum lugar. Ainda sobre esse ponto, a nota :"leitores ideais mudam com os anos...a experiência embaça o brilho de certas coisas". Ou não. Li Guimarães Rosa muito nova, me apaixonei pelo som, e ele nunca deixou de brilhar para mim, mesmo que minha leitura tenha se modificado drasticamente.
Dentre as notas, tem as com as quais não me identifico, como "o leitor ideal é alguém com quem o autor gostaria de varar a noite bebendo vinho". Cada vez mais acho que os autores me odeiam como leitora, mesmo com os que eu amo e admiro, acho que  há sempre uma tensão forte, às vezes fujo dos autores, talvez porque "o leitor ideal é (ou parece ser) mais inteligente que o autor e não joga isso na sua cara" . Especialmente porque sou o tipo de leitora que " não acompanha a história: participo dela" (sem isso não tem como), porque eu sou a leitora que "sabe escutar", mas também coloco minha voz,  recrio junto com o autor o tempo todo, é uma disputa de poder, ou por quem vai gozar mais. Adoro. Sendo assim, sou o tipo de leitora que "é o personagem principal do romance" e que  é "capaz de se apaixonar  apaixonar por pelo menos um  personagem do livro" , Mas o fato é que se "o leitor ideal é, para um livro, a promessa da ressurreição", mantenho as obras comigo, mesmo as que eu não gostei.  em outro momento, quando serei outra, o livro também não será o mesmo e minha avaliação pode mudar. Adoro isso.
Mais do que o livro ou o autor, importante mesmo é o leitor, que dá vida e recria constantemente a obra de arte. Acredito muito nisso.❤️