sexta-feira, 19 de março de 2010

Manoel de Barros ou Guimarães Rosa?

Quem assume ter uma paixão literária, como eu tenho por Guimarães Rosa, frequentemente é chamado a se JUSTIFICAR por sua "escolha". Isso é claro para mim, afinal já perdi a conta de quantas vezes tive de responder "Por que Guimarães Rosa e não... - a lista de comparações é enorme, mas os mais comumente usados são Machado de Assis, Goethe, João Cabral...)?
Ora, no filme "O Segredo dos seus olhos" a resposta a essa pergunta -seja qual for o escritor proposto para substituir minha paixão por Guimarães Rosa- é dada:
NINGUÉM MUDA O OBJETO DE UMA PAIXÃO. ISSO NÃO SE SUBSTITUI, NÃO SE TROCA, NÃO SE CONTROLA.
É isso.
Mas atualmente, talvez pelo lançamento do livro "Menino do Mato", sempre me perguntam por que faço doutorado sobre infância e uso Guimarães Rosa e não Manoel de Barros?
Ora, além da minha paixão, tenho outras 2 0u 3 colocações racionais :
1-Se trato de crianças em Rosa, devo lembrar que não são quaisquer crianças: são crianças pobres migrantes brasileiras, que tem, incrivelmente, sua delicadeza, sensibilidade e inteligência representadas ... as crianças de Barros são crianças, no geral. Não sou pedagoga, saca?
2-No universo de Rosa não tem só ele - o que já seria ótimo - mas tem também o sertão - emblema e alegoria do desconhecido - e os sertanejos - os moldadores de linguagem. E mesmo Barros era grande admirador de Rosa, como podemos ler aqui.
Em Rosa não só crianças vivem em "estado de infância", em barros só elas.
3- Não estou fazendo uma pesquisa sobre "crianças" e usando o Guimarães Rosa para isso.
A verdade é o oposto: FAÇO UMA PESQUISA SOBRE GUIMARÃES ROSA E, NESSE MOMENTO, ESTOU CENTRADA NO TEMA INFÂNCIA.
Para mim está mais do que claro, se a você não está, deixe-me em paz com minha paixão.
Obrigada!