segunda-feira, 18 de abril de 2011

Debate Claudio Manuel da Costa

Além da autora Laura de Mello e Souza o debate contará com as participações dos professores Sérgio Alcides e Sérgio Miceli

Crianças que estão no limiar da liguagem



Eu ADORO este vídeo! Das 20 milhões de internautas que o assistiram, eu sou uma que reve toda hora: É muito fofo!
Eu achei um site onde alguns especialistas comentam de forma maravilhosa, colo aqui o texto do site :

Especialistas decifram conversa de gémeos de ano e meio

quinta-feira, 31 de Março de 2011 15:53
O vídeo de Sam e Ren, de 18 meses, numa animada "conversa", com interacção gestual e troca de palavras em linguagem de bebés, está a fazer sucesso na Internet.

A "conversa", dividida em dois vídeos, foi colocada online no Youtube pela mãe dos gémeos e proporcionou alguns minutos de diversão e entretenimento a vários milhões de internautas.

O que estava a ser encarado como um vídeo ligeiro adequado a uma mini-pausa laboral ou a uma momento de descontracção em casa, foi encarado de forma mais séria pelo canal de televisão norte-americano ABC.

"Estas crianças estão no limiar da linguagem", disse Stephen Camarata, professor de Ciências da audição e fala no Vanderbilt Kennedy Center, em Nashville, Tennessee, EUA. Em vez de produzir palavras, os gémeos estão a fazer sons diferentes, no tom e ao ritmo da fala.

"Estão a usar padrões de entoação de frases - imitando frases de uma forma rudimentar," observou Camarata. "É uma forma das crianças aprenderem a falar", acrescentou, em declarações à ABC.

"Antes mesmo de conhecerem as palavras, sabem como funciona a conversação", argumentou Roberta Golinkoff, professora de educação e directora do projecto de linguagem infantil na Universidade de Delaware em Newark, EUA. "Estão a produzir sílabas enfaticamente e a usá-las para comunicar", acrescentou, também à BBC. "Estão a divertir-se muito", observou Roberta Golinkoff.

"Estão a rir, a sorrir e a imitar," disse Camarata. "Com os gémeos, temos duas crianças com o mesmo nível de desenvolvimento a avançar e recuar, divertindo-se muito", acrescentou.

Apesar do léxico restrito, Sam e Ren têm uma compreensão partilhada do assunto em questão. "Comparo isto com o entendimento partilhado que vemos muitas vezes em casais - estão muito próximos, por isso algumas coisas não precisam ser ditas", argumentou Karen Thorpe, professora de Psicologia e Aconselhamento na Universidade de Queensland, na Austrália.

Em casos raros, os gémeos podem desenvolver e aprimorar uma língua secreta, que só eles compreendem. Um problema para Catherine Brady, mãe dos gémeos idênticos Grant e Landon Austin, que completam cinco anos em Agosto.

"Eles inventam palavras que ambos usam, mas nunca foi capaz de discernir um vocabulário distinto", disse Catherine Brady, considerando que os filhos falam em "gemeês".

Um problema que não se coloca, por agora, à mãe de Sam e Ren, que vai contando as aventuras dos filhos no site “Twin Mama Rama”, www.twinmamarama.com, as “Aventuras de uma mãe gémea a criar dois rapazes gémeos”.