terça-feira, 1 de março de 2011

CANTIGA DE AMIGO : 100a. melhor canção da MPB

Na edição especial da Bravo "100 canções essenciais da música brasileira", que saiu em 2008, a 100a. canão citada foi "Cantiga de Amigo" do Elomar, justamente a que eu já usava em minhas aulas ... ficou muito pequena a imagem e talvez não dê para ler, mas vale tentar clicar e tentar ampliar um pouco a imagem para ler ...

Gosto bastante deste textinho, apesar de eu não concordar com a separação violenta que ele faz entre músicas como "Cantiga de Amigo" - inspiradas nas canções trovadorescas - e outras canções de Elomar - que no texto chamam de canções no d...ialeto 'sertanês' (que eu ADORO) - é que para mim cantiga medieval e sertanês são dois momentos de um mesmo processo de contato com o ESTRANHAMENTO, pelo contato com outro tempo passado, ou com outra geografia mais interiorana, o que acaba resultando no que hoje eu chamo de OUTROS ESPAÇOS DE LINGUAGENS. Isso foi o que sempre me atraiu no Elomar e até hoje continua chamando minha atenção. O que Elomar faz é puro poema.

Elomar tirou todas as gravações dele cantando suas música da internet, mas eu achei esse vídeo com Campo Branco, que é uma cantiga ao mesmo tempo medieval e em "sertanês":

No show, depois de cantar essa linda música, com aquela voz tropeira, ao ouvir o silêncio sagrado da emoção da platéia ele perguntou: "Vocês também acham que Campo Branco nos leva para muito longe...?"
Todo mundo respondeu que sim.. eu pensei: Claro que sim, trovador, muito longe no tempo e no espaço! O que é revertido também para a linguagem!
Na letra de Campo Branco ele cita tartarena:


A letra diz : "...Tatarena vai rodá, vai botá fulô/Marela de u'a veis só/Prá ela de u'a veis só..."
Elomar parece tanto o Rosa de vez em quando!
Assistir a um show do Elomar e ouvir ele falar usando aquele puro vocabulário sertanjeto me dá orgulho de ser brasileira e de estar estudando algo puramente brasileiro, direto do coração do Brasil isso sim!

Nenhum comentário: