Se tem uma tradição na minha família , passada de geração a geração, é comer na Pastelaria Aurora, na rua Martim Tenório. Desde eu menina ia lá com minha mãe, ouvia minha madrinha falar de lá, etc. Essa semana fomos de novo e, ao reparar nesse adesivo lindo, denunciando a idade da pastelaria, a minha mãe contou que é dessa época mesmo, que conhece a pastelaria desde quando era solteira e trabalhava na Lapa! E como sempre, sempre, está cheia, imagina quantas histórias esse lugar tem pra contar!
sábado, 30 de março de 2019
sexta-feira, 29 de março de 2019
IDENTIDADE PRETA E AUTO ESTIMA
O Youtube sempre me recomenda e às vezes (nem sempre) eu assisto aos vídeos do Canal Papo de Preta, com as belas Maristela Rosa e Nathalia Romualdo, que como diz o título, tratam de assuntos de interesses de mulheres pretas e tal.
Mas do que eu gosto mesmo é de ver a beleza delas, especialmente a da Maristela Rosa (mais parecida comigo,rosto redondinho, e tal). Eu acho LINDO o modo como ela usa cores fortes, muitas cores, na make, nos looks, nos acessórios, nos batons, como eu sempre quis usar e uso (sempre usei, não me importando que nunca tinha visto ninguém usar cores assim, não sou de seguir modinhas), porque acho mesmo que meu tom de pele me permite tudo.
Maristela usa mais coisas do que eu usei na vida até agora (tranças, dreads, cabelos raspados quase a zero, por exemplo), mas essas fotos são de alguns vídeos nos quais me inspirei mesmo, pois ela usa um cabelão de cachos como eu. E acho que ficamos lindas mesmo.
Escrevi até um e-mail para o canal, agradecendo por elas me permitirem o sentimento de IDENTIFICAÇÃO, que acontece quando eu entro em contato com pretos e pretas. Não todos, alguns raros e preciosos.
Pelas sombras azul turquesa, porque somos pretas e podemos usar TUDO!
Marcadores:
Canal Papo de preta,
IDENTIDADE,
Maristela Rosa,
Nathalia Romualdo,
Youtube
quarta-feira, 27 de março de 2019
Africanos ouvem o álbum "ÁfricaBrasil" de Jorge Ben
O que acontece quando africanos ouvem o disco Àfrica Brasil"!
O melhor do Brasil é Jorge Ben!
Janara Lopes explica: "O Leonardo Salomão conta sobre o projeto no seu instragram:
“Eu e a @danisschuarts fizemos esse teste na Vila de Mugurameno na Zâmbia, com crianças que nunca tinham escutado música brasileira. O vídeo foi produzido em 2015 pra ajudar a arrecadar doações para terminar de construir a escolinha deles. “"
Marcadores:
África,
Africa Brasil,
Janara Lopes,
Jorge Ben,
Leonardo Salomão,
Vila de Mugurameno,
Zâmbia
segunda-feira, 25 de março de 2019
Mensagem do arcanjo Metraton
Arcanjo Metraton |
Algumas pessoas dizem que eu sou uma criança, uma menininha, independente da minha idade.
Pois não é que eu recebo mensagens do Arcanjo Metraton, o arcanjo dos estudos, da aprendizagem, da evolução e das crianças? Vejamos a mensagem:
"Tu tens uma ligação com as crianças, podendo ajudar especialmente as mais sensíveis.
O teu propósito de vida envolve ajudar e ensinar crianças, tu estás aqui para ajudar estas crianças a conservarem e aumentarem os seus dons psiquicos e espirituais. Ensina os adultos sobre formas naturas, sem quimicas, de alimentarem e criarem estas crianças especiais. As muito novas, as cristal; e as mais velhas, as índigo, são muito importantes para o futuro deste planeta e tu podes ajudar a assegurar o seu futuro brilhante e eu ajudar-te-ei." (In: Elisa Paiva)
Muito bonito, não é?
Assim seja!
Marcadores:
Arcanjo Metraton,
CRIANÇAS,
crianças cristal,
crianças índigo,
Elisa Paiva,
propósito de vida
sábado, 23 de março de 2019
Prof. Silvio Luiz de Almeida fala sobre RACISMO ESTRTURAL
Vamos ouvir o professor Silvio Luiz de Almeida falar sobre Racismo Estrutural
Marcadores:
Faculdade de Direit USP,
FFLCH,
FGV,
Instituto Luiz Gama,
Mackenzie,
Racismo estrutural,
Silvio Luiz de Almeida,
USP
terça-feira, 19 de março de 2019
O espírito da ancestralidade
(Colagem Estúdio Nono/Superinteressante. In:https://super.abril.com.br/historia/a-historia-dos-imperios-africanos/) |
Ainda sobre o livro africano, tô reconhecendo tantas coisas que eu já tinha experimentado nas minhas poucas, porém intensas, experiências com o Candomblé e, sobretudo, "aprendendo" tantas coisas.
Vejamos esse trecho interessante:
"Quando povos tribais falam de espírito, estão, basicamente, referindo-se à força vital que há em tudo. Podemos, por exemplo, citar o espírito de um animal, ou seja, a força vital daquele animal que nos ajuda a realizar o propósito de nossa vida e a manter nossa conexão com o mundo espiritual.
O espírito humano é igual. Em nossa direção, cada um de nós é visto como espírito que tomo forma humana, para desempenhar um propósito. Espírito é a energia que nos ajuda a nos unir, que nos ajuda a ver além de nossos parâmetros racialmente limitados.
Também nos ajuda nos rituais e na conexão com nossos ancestrais.Os ancestrais também são chamados de espíritos. O espírito de um ancestral tem a capacidade de ver não só o mundo visível do espírito, mas também este mundo. Assim, serve como nossos olhos dos dois lados. É esse poder dos ancestrais que nos ajuda a direcionar nossa vida e evitar abismos.
Espíritos ancestrais podem ver o futuro, o passado e o presente. Eles vêem dentro e fora de nós. Sua visão cruza dimensões. Eles têm a sorte de não ter corpos físicos como nós, Sem a limitação do corpo, eles têm a fluidez de um olho que pode se voltar para várias direções e ver de muitas formas."(Sobonfu Somé. O Espírito da Intimidade - Ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. Trad. Deborah Weinberg. 2a. ed. Odysseus Ed., 2007, p. 26).
Pensei tantas coisas lendo isso! Coisas referentes à nossa herança africana, como por exemplo o culto aos orixás (que são divindades que representam o tal elã vital (espírito) de elementos da natureza, não é isso?) e daí serem também representações da nossa ancestralidade...
Mas, pensando a partir do ponto de vista ocidental, a visão multifocal dos ancestrais, que vêem passado, presente e futuro num mesmo lapso de tempo, me faz lembrar "teorias" da História das mais modernas e interessantes, como a de Walter Benjamin ...
Tô pirando nesse livrinho, vocês nem imaginam!
Marcadores:
África,
ancestrais,
Candomblé,
energia vital,
espírito,
força vital,
O Espírito da Intimidade,
Orixás,
Sobonfu Somé,
Walter Bejamin
sábado, 16 de março de 2019
Um presente sobre os afetos
Capa de O epírito da Intimidade |
Ando com muita dificuldade em ler coisas que não sejam profissionais. Desde o começo do ano já iniciei a leitura de dois livros que gostaria de ler de verdade, mas não conseguia me fixar na leitura. Nenhum dos dois foi porque eu não tenha me interessado, mas por motivos outros, motivos internos... mas esta semana ganhei de presente um pequeno livro muito bonito, sobre as maneiras de se relacionar em uma aldeia africana. Estou lendo bem aos poucos, me deliciando a cada palavra e me encantando com cada descoberta, como eu gosto. Eu acho que era isso que eu precisava ler, para ver se dessa vez eu desemperro a leitura.
Também, com um livro lindo desses, não dá para não animar. Vejamos um trechinho bem pequeno:
"A intimidade, em termos gerais, é uma canção do espírito, que convida duas pessoas a compartilharem seu espírito. É uma canção que ninguém pode resistir. Acordados ou dormindo, em comunidade ou sozinhos, ouvimos a canção. Não conseguimos ignorá-la."
Sobonfu Somé. O Espírito da Intimidade - Ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. Trad. Deborah Weinberg. 2a. ed. Odysseus Ed., 2007, p. 25.
Conforme for lendo, posto trechinhos bonitos aqui para compartilhar com vocês, como costumo fazer ...
Marcadores:
afetos,
África,
canção,
leitura,
O Espírito da Intimidade,
Sobonfu Somé
quarta-feira, 13 de março de 2019
CARNAVAL 2019 : Enfim o registro dos dias de folia
Eu no pós-carnaval 10 de março |
Como o Carnaval 2019 foi muito intenso para mim porque participei de ensaios e pré carnavais durante todo fevereiro, este que foram devidamente registrados aqui, sobre o carnaval mesmo, ainda falei pouco. Afora o momento mais bonito do carnaval todo, as bolas douradas caindo do Municipal no sábado de Carnaval no dia 03 de março, que ganhou um post só para si, sobre os blocos em geral ainda não tinha falado. Agora comentarei dia a dia. Como sempre não levei celular, mas encontrei amigos que levaram nos dois primeiros dias e tiramos fotos ...
Sábado dia 02 de
março: Bloco Tarado Ni Você
depois de anos desfilando com o Tarades,
achando tudo e todos tão lindos, finalmente me senti fazendo parte! Tudo bem,
deve ter sido porque acompanhei dois ensaios , deu pra
observar tudo e eu estava com a roupa,e a maquiagem e os acessórios muito
dourados e brilhantes, certos pra GENTE É PRA BRILHAR... e brilhei!
Não muito bonita, mas brilhando no dourado |
A foto não ficou boa,
foi tirada umas 7 da manhã, eu com pressa, e eu sei que nem estava assim tão
bonita, também acho, mas estava toda combinando com tudo no desfile oficial do
Bloco Tarado Ni Você ! Muita emoção, muito choro, muito tudo de
bom !
Encontrei Andrea, que estava vom celular, ai registramos |
Me diverti como uma
criança jogando bolas, me deletei com tantos caetaneiros repetindo com Zé Ed: "Tudo isso aqui, a cidade, o brilho,
amor, é nosso, vamos brilhar"... e o Sol brilhou o desfile todinho,
nenhuma garoinha , um tepo bom assim só em 2016, acho, e foi Lindo de viver!
Domingo 03 de março :
Bloco Explode Coração
Foi o dia em que eu fiquei mais bonita no carnaval |
Bloco dos sozinhos |
Minha
primeira vez no Bloco em homenagem a Maria Bethânia, e adorei demais. é um bloco tão de boa, que nem pegou nada.
Muito bom bloquinho, suficientemente parecido com o Tarado Ni Você no
repertório a energia (até com participações da banda do Tarado) para o meu
deleite, mas menos cheio, deu para curtir de boa, cantar alto sem estresses.Foi
o mais axé dos blocos, cheio de
Orixás, cheio de mensagens, ganhei até umas plumas de pavão de Oxóssi, que
senti ali o tempo todo, pois "eu vi chover eu vi relampear, mas mesmo
assim o sol estava azul" Okê Arô! Oxossi!
Nesse bloco fiz amigos, que também foram curtir carnaval no bloco do sozinho. Carnaval é muito amor! Quando o trio parou no lendário Teatro Municipal , Zé Ed cantou "É o Amor" (uma Bethânia inusitada).Nos divertimos muito, cantamos as músicas de Bethânia, que todo mundo conhece: "não dá mais para segurar, explode coração"...<3 o:p="">3>
Segunda 04 de março:
Bloco Lua Vai
O
segundo bloco mais aguardado do carnaval de rua e , como de costume, foi
demais! Dessa vez eles assumiram o papel de mega bloco e foram para a Av,
Tiradentes e foi muito gostoso
brincar ali. No começo ninguém sabia dar informações, mas quando nos achamos
foi mara. Em pensar que eu reclamei tanto porque tinha que fazer baldeação,
bla bla bla, no fundo é muito bacana pro carnaval... super espaçoso,cabia todo
mundo, no fim tinha até BARRACAS DE LANCHES! Ninguém sofre ali, não.
MEGA BLOCO O LUA VAI
Eu estava toda produzida de Carnaval, com minhas pluma de
pavão que Oxóssi tinha me dado
Carnaval SEM PALMITAGEM |
E fui aproveitar as
cantadas do bloco Lua Vai: Uma melhor que a outra. Dessa vez tinha um
garotinho, para mim bem novinho, que ficava me olhando,ai pediu para eu ficar
cantando perto dele para ele filmar, ok, na amizade... ai ele :
"Olha, você é muito linda, de verdade mesmo!"
"Obrigada. E brincando:Eu acredito em você, sabe que eu também acho?
Ele riu, ficou com vergonha e eu abracei ele disse: relaxa, tô só brincando com você, ai cantei : "não era amor, era carnaval", queridinho" kkkkkkk
Ai ele: tudo bem, pelo menos eu tenho seu vídeo se divertindo muito para lembrar de você.
Eles ouvem pagode dos anos 90, conversam com a lua, etc... vocês esperavam o que? kkkkkkkkkkkkkkk
"Olha, você é muito linda, de verdade mesmo!"
"Obrigada. E brincando:Eu acredito em você, sabe que eu também acho?
Ele riu, ficou com vergonha e eu abracei ele disse: relaxa, tô só brincando com você, ai cantei : "não era amor, era carnaval", queridinho" kkkkkkk
Ai ele: tudo bem, pelo menos eu tenho seu vídeo se divertindo muito para lembrar de você.
Eles ouvem pagode dos anos 90, conversam com a lua, etc... vocês esperavam o que? kkkkkkkkkkkkkkk
Para
além das cantadas, o Lua Vai é sempre divertido porque eles mesmos não levam
muito à sério aquelas músicas dramáticas, que a gente adora e no fim todo mundo
dá risada, as meninas porque dizem que fingem que acreditam que eles estão “fazendo
amor com outra pessoa, mas seu coração vai ser para sempre seu” kkkk e eles
reclamam que “não era amor, era cilada” são eles na vida, sempre um papel de
trouxa diferente! Mas no fundo a gene ama! E só mesmo esse bloco você encontra um cartaz escrito CUIDADO COM A
CABEÇA DO PIMPOLHO RS
Terça
05 de março: Bloco Pagu
De volta à Praça da
República, experimentei um bloco desconhecido. Fui num bloquinho que só tinha
ouvido falar bem, mas não tinha ouvido, o Bloco Pagu. São meninas que tocam
percussão e mantém uma bateria. Elas são ótimas, som maravilhoso, tocam de tudo (e de todas),de Tetê Espindola a
Aretha Franklin, passando por Madonna, claro. Bloquinho sucesso. Pra quem curte
um som legal, feminista e engajado e não
conhece, recomendo experimentar ano que vem. O público delas é maioria LGBTI como eu imaginava e tinha muito fumante (sei porque sempre me afasto de quem
acende um cigarro perto e tive que fazer isso muito nesse bloco). Camiseta mais
representativa do bloco estava num cara (sim, num folião homem) e dizia
"VAGINA IS FOR LOVERS".
Para esse bloco eu fui toda menininha, de chuquinhas, camiseta da festa Califação Tropicaos
Para esse bloco eu fui toda menininha, de chuquinhas, camiseta da festa Califação Tropicaos
Meu vermelho atraiu o olhar de um negro hetero no Bloco Pagu |
É que eu achei que ia só curtir o som para encerrar meu
carnaval sem palmitagem, mas não foi que naquele palheiro rosa a flecha de Oxóssi (pra
quem elas tb tocaram um ponto) me mandou uma agulha negra e eu recolhi, claro?
AMO CARNAVAL... ano que vem tem mais!
AMO CARNAVAL... ano que vem tem mais!
sábado, 2 de março de 2019
BRINCAR O CARNAVAL no Bloco "Tarado No Caê"
Mais um Carnaval e o Bloco Tarado Ni Você volta a me emocionar várias vezes. Depois escrevo um texto completo sobre o desfile desse ano, mas agora preciso registrar um momento dele.
Como no ano passado, o clímax se deu na paradinha do carro de som perto do Teatro Municipal... se ano passado os foliões tomaram completamente a escadaria do Teatro, como se fosse uma arquibancada, para cantar Vaca Profana o tema do desfile em 2018, nesse ano eles fizeram melhor: soltaram, do alto do prédio, muitas enormes bolas pintadas de dourado sobre nossas cabeças!
Foto Zanone Fraissat/ Folhapress , da reportagem da Folha |
Não cabe na foto o som do "Olha!" e o olhos arregalados de criança que eu vi e ouvi quando essas bolas douradas começaram a cair do alto Teatro e todo mundo começou a jogar as bolas uns nos outros, brincar de bola, como se a infância tivesse voltado! As palmas das minhas mãos ficaram brilhando, manchadas da tinta dourada das bolas!
Nessa hora o Zé Ed dizia, do alto do trio: "Tudo isso aqui, a cidade, o brilho, amor, é nosso, vamos brilhar".e a banda tocava o tema do desfile 2019:
"...Gente é muito bom
gente deve ser o bom
Tem de se cuidar
De se respeitar o bom
Está certo dizer que estrelas
Estão no olhar
De alguém que o amor te elegeu
Pra amar"
E escolhemos amar o Painho. Cada ano o Bloco capricha mais na homenagem e agora assumiu na dispersão serem o Bloco Tarado No Cae!
<3 span="">3>
Como disse o Zé Ed, ter vivido momentos assim ficarão registrados na memória para sempre, embora fotos e vídeos ajudem um pouco, embora neles a gente não tenha muito a noção de como as bolas eram enormes, era impossível não BRINCAR O CARNAVAL com elas !
Marcadores:
Bloco Tarado ni você,
brincar o carnaval,
Caetano Veloso,
Gente,
Tarado no Cae,
Teatro Municipal,
Vaca Profana,
Zé Ed
Assinar:
Postagens (Atom)