quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Instrumental com Thahyná Oliveira:música instrumental brasileira ♥️


 Mais uma terça feira grande, tempo instável em São Paulo, eu com medo da mudança de temperatura por causa do ar condicionado. Estava com dor de cabeça, dor de dente e medo do frio. 
Terapia foi bom, no Sesc quase não comi nada, estava muito calor, desci logo pra teatro e o show realmente foi muito bom.


O show era da flautista Tahyná Oliveira, que toca com o grupo da Xeina Barros e eu adoraria estar bem para curtir demais, porém estava zuadinha. Teve muita música boa, choros de Villa Lobos, Wanessa Dourado,  Altamiro Carrilho (que em dezembro completa 100 anos!), etc.Vale super a pena assistir esse show de música instrumental brasileira, que você pode conferir :



Algumas fotos



tinha violinos <3




Querida Xeina Barros




flaudas



Mesmo acabadinha, escrevi um comentário muito curtinho na volta :
"THAINÁ OLIVEIRA no Instrumental de hoje foi um daqueles shows que todo mundo merece. Eu a conhecia, ela toca com o pessoal da Xeina Barros que compôs a banda hoje e hoje ainda convidou um outro flautista e um quarteto de cordas (o rapaz ao meu lado :"que captação de cordas mais linda"😍). Muito chorinho, instrumental brasileiro clássico, do jeito que amo. Pena que eu não estava me sentindo muito bem (talvez gripe), mas certamente vou assistir amanhã, maravilhosa!"

O fato foi que no dia seguinte, fora do ar condicionado, assisti ao video do programa várias vezes e curti muito mais. Fiquei escutando no Spotify o original  e estudando a peça de quatro tomos que Radamés Gnattali compôs pro Jacó do bandolim : Pixinguinha (choro); Ernesto Nazaré (valsa); Anacleto Medeiros (score?) e Chiquinha Gonzaga.
Tudo que amo, coisa mais linda não há!
Amo demais Sesc Instrumental!







segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Retrato do Relato de certo oriente

 

Ainda não sabia como seria

Tive muito medo de assistir esse filme, porque amo o romance, mas tomei coragem e no dia 25 de novembro fui ao cinema.



Primeiro uma curiosidade:

Livraria do Espaço Augusta de cinema

" Comprei o ingresso pela internet. A ideia seria assistir no Bourbon, aqui perto de casa, mas quando fui ver, me atrapalhei e comprei na Augusta! Como nada acontece por acaso, certeza de que meu inconsciente estava relembrando o dia, em 2019, em que comprei "Relato de um certo oriente" ali naquela livraria, antes da pandemia.

Meu favorito de Hatoum


 Anos depois volto aquele lugar para assistir uma LINDA adaptação ao cinema do livrinho. AMEI"

E lá fui eu, na maior coragem 


E foi muito ótimo !

RETRATO DE UM CERTO ORIENTE (FILME) Eu tinha tanto medo de estragarem meu livrinho querido! No Instagram o Hatoum me pediu pra dar uma chance pro filme, eu dei. Realmente é um filme à altura do romance! É um filme pra VER NO CINEMA e várias vezes! Começa com o som da floresta, bem alto, bem vivo, depois vai contando o enredo de forma exuberante, em preto e branco, como as fotos de época:  é  um recorte enxuto e  lindo, focando  nos irmãos libaneses Emilie e Emir fugindo da guerra e imigrando para o Brasil , se estabelecendo em Manaus, onde encontram os indígenas e sua sabedoria (bem Marcelo Gomes). O filme não rasura o livro, mas para quem leu o romance e sabe o entorno das questões, fica ainda mais belo! No fim toca "Ciclâmen do Líbano",interpretada pelo Caetano e me emocionei ! Já quero ver de novo!



Ciclamên é essa bela flor




O RETRATO do RELATO de um certo oriente é sem cores e de uma "óptica deslumbrante ", ao modo dos retirados com a Hassellblad nos anos 1950. Melhor do que eu esperava! Sensacional!









domingo, 24 de novembro de 2024

10 anos de Samba do Sol

 


Depois de meses de silêncio, a volta do samba do sol foi triunfante, afinal achávamos que tinha morrido! Mas o legado é forte e tem história: foi tudo muito maravilhoso, como de costume em relação ao samba do sol.

Vejamos algumas fotos 

Reinaldo Moura e batuque do samba



Emoção de entrar nas Caldeiras

look Sol 

amigos que trabalham e dão risadas

Gabi, amiga de domingos

Rose, amiga de samba

amiga irmã ETA: melhores fotos

com Aninha, amiga de toda a vida

meu ídolo e amigo Reinaldo Moura

moda afro

grupo reduto

grupo reduto

grupo reduto

todas de dourado

Kim e Marina, começaram tudo








quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Negros ocupam o CCBBsp no feriado da Consciência Negra

 


Como de costume, na consciência negra eu me visto de negona. Estava um dia lindo e quente e eu toca de amarelo

Como a prefeitura de São Paulo concentrou suas ações na Expo Consciência Negra, que ocorreu entre 22 e 24 de novembro, no feriado de 20, o dia de Zumbí dos Palmares, o dia do nosso herói,ficou sem nenhuma comemoração pública que pudesse reunir negros e negras. A cidade estava calma e preguiçosa, como se nada demais estivesse acontecendo. Fiquei muito triste.

Na falta de uma ação pública,eu e Jair fomos prestigiar a ocupação preta no CCBBsp, com samba Poeira Pura e foi muito bom.

Antes do Poeira,paramos no samba da Zanza e amigas, no Bar 34, e foi muito bom! Elas tocam demais, muita Jovelina, como eu gosto 🥰






Depois , só amor no samba Poeira pura ocupando o CCBBsp. 


Alguém disse "nunca vi tanta gente preta nesse lugar. E as imagens não deixam dúvidas: estava ocupado!

Algumas imagens 
























Para termos uma noção da energia que rolava quando os pretos e pretas realmente ocuparam TODO O CCBBsp, foi preciso tirar mais fotos 🥰


Tive problemas com as fotos e só consegui carregar essas pra postar. Estão lindas ...