quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Resumo do projeto de doutorado " Infância é coisa, coisa?- Crianças inventam sentidos para a História na obra de Guimarães Rosa" (PROVISÓRIO)

"A proposta desta pesquisa de doutorado é a de tentar encontrar um lugar legítimo para a História na obra de João Guimarães Rosa, considerando as possibilidades e conflitos do seu tempo. Sugerimos que um dos diferenciais mais fortes da escrita rosiana está em sua aproximação do ponto de vista infantil, que aparece em representações lingüísticas e imagéticas em sua escrita literária e também em documentos paralelos como correspondências. Nosso enfoque supõe que esta preocupação com a percepção infantil,para dar conta de novos olhares sobre a História em um período no qual sua legitimidade sofreu forte questionamento, também foi algo percebido por outros nomes importantes do século XX, como James Joyce e Walter Benjamin, entretanto ainda não foi tema de nenhuma pesquisa de grande fôlego a partir
da obra rosiana, como estamos projetando."

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Camila. Descobri com interesse niestzcheano teu blog e teu espaço. Percebi ascender ao grande meio-dia do Zarathustra. By the way, você já teve contato com a obra da Dra. Taísa Vliese de Lemos, " A Infância pelas mãos do escritor " baseada na obra de Guimarães Rosa ? Muito interessante e aborda aspectos que se entrelaçam com tua pesquisa.
Deixo-te um abraço, um respeitoso mas carinhoso beijo e uma pequena frase do " Poetinha ": " (...) a vida é a arte do encontro, apesar de tantos desencontros nessa vida. " E afinal, mia dolce bambina, " (...) é melhor ser alegre que ser triste... " ! Um admirador teu, Estêvão.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila Rodrigues disse...

Olá,
Obrigada pela sua atenção.
Muito obrigada pela indicação, eu já ouvi falar desse trabalho de Lemos,é sobre Infância, livro de Graciliano Ramos (me interessa, claro,ainda que indiretamente)...
Abraço e votos de que retones sempre
Camila