quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

POR QUE, ÀS VEZES, EU AINDA QUERIA FAZER OUTRA GRADUAÇÃO?

Essa sensação me vem quando eu entro em contato com a LITERATURA PORTUGUESA.
Quando eu leio um Saramago, um Pessoa,um Herberto Helder...
Estes dias foi por causa de "Os Maias", obra a prima do Eça, e há quem diga do romance português! Tem gente que acha horrível porque ele é detalhista ao extremo, mas eu adoro! Cada palavrinha da descrição é um sachê de doce de leite, como fosse poesia! Essa obra recebeu uma adaptação lindíssima, quase tão perfeita quanto o texto original pela Globo, apesar do trabalho questionavel do Fabio Assunção, que são compensados pela música de Madre Deus e a direção do Luiz Fernando Carvalho, o que garantiu que a obra fosse inesquecível. Experimentem pequena dose e tentem entender se não é para querer encara mais uns 4 anos de FFLCH (risos)

4 comentários:

Anônimo disse...

Gente, faz a outra graduação, quem te impede? Literatura Portuguesa? Miguel Torga, Cesário Verde, Fernando Pessoa, Saramago, Eça (também por Os Maias mas,principalmente, por A ilustre Casa de Ramires...) acaba sendo motivação e tanto.

Um abraço.

Camila Rodrigues disse...

Ah, não tem como mais, Halem, eu digo que tenho vontade porque queria escutar aulas sobre Literatura Portuguesa, mas a minha vida segue outro rumo...Eu estou estudando para fazer as provas para o Doutorado em História esse ano, não teria a menor paciência para ser aluna de graduação de novo (tô velha demais para aquele clima "caminhanhado e cantando", e hoje eu dou aulas para meninos que querem prestar FUVEST pela primeira vez e não rola conexão!) Além disso, eu estou pleiteando vagas para ser professora de graduação em faculdades particulares (com mestrado posso...), para isso que eu desejo (ouvir sobre literatura em Portugal), posso tentar achar um tempinho pra assistir como ouvinte algumas aulas de LP lá na FFLCH! Quando eu fazia graduação eu fiz todos os cursos de Literatura Brasileira, mas faltou a portuguesa ainda :)Tenho ainda muito o que aprender, mas chega uma hora que a gente não se enquadra mais no grupo dos alunos! kkkk Percebi isso uma vez, quando fui fazer um curso sobre Guimarães Rosa e eu tive que parar de assistir porque eu não conseguia ficar calada e atrapalhava a aula do professor, achei que ficou claro que era hora de trocar de posição, de aluna para professora, pelo menos em matérias que eu conhecia minimamente!
Entende?
Abraço

Anônimo disse...

Ah, os Maias! Eu li em uma semana. Acho que era o ano de 2000 e eu estava desempregada. Li uma edição de 1954. Foi apaixonante. Não conseguia parar de ler. Quanto à graduação, não acho que seja necessário outra. A literatura é interdisciplinar e lida com a nossa "alma".. rs Você não tem mais "alma" para graduação, iria se cansar.. rs

Besos!

Ass. Graciete (a ex-orientanda desconhecida do Elias, rs)

Camila Rodrigues disse...

kk pois é, Graciete...
Eu quero mais é ler muitos livros portugueses :)
Ms Os Maias não é lindo? Eu me amarro :)