domingo, 5 de abril de 2009

METRÔ DE SÃO PAULO : ESTAÇÕES SUPERLOTADAS EM CONTRASTE COM AS FANTASMAS

Hoje vi um link no UOL para a seguinte notícia "Mesmo superlotado, metrô de SP mantém estação 'fantasma'", e eu acessei, pensando que o texto falaria do principal motivo para que isso aconteça, que é o fato do planejamento da malha ser pensado a partir de incentivos da especulação imobiliária, não de necessidades da população.
Claro que a reportagem (retirada da Folha de São Paulo) nem cita esse pequeno "detalhe"...Mas é claro que é isso que acontece! No ano passado, durante a "Bienal do Livro", eu assisti um debate sobre o cotidiano do centro de São Paulo, promovido por três historiadores (Boris Fausto, Elias Thomé Saliba e o também jornalista Heródoto Barbeiro), onde ficou evidente que o centro velho vem perdendo destaque para outras regiões mais valorizadas, e o exemplo é sempre a malha do metrô: qual a função, na vida social da cidade, da existência da Estação Chácara Klabin, tão próxima da Estação Vila Mariana? Querem saber? Nem precisa ir até lá, só pesquisa no Google "Chácara Klabin" e vai dar para entender que esta é, atualmente, um pico de valorização imobiliária... Isso sem falar na nova Linha do metrô a ser inaugurada no ano que vem (Luz-Vila Sônia) que, conhecendo a região da Vila Sonia, no meio do Morumbi, será outra fadada a ser linha fantasma...
E outras regiões que são pólos de utilização de transporte público, mas não oferecem tantos benefícios imobilários, ficam de lado sempre, um exemplo disso é a Lapa, que acolhe todas pessoas que moram em bairros extremos como Perus ou mesmo em cidades-dormitório ao norte da cidade, como Caieiras, para toda essa gente, só é possível usar o Metrô para trabalhar se antes pegarem ônibus interminiciapais ou trens, o que deve acabar resultando em uma viagem de horas...
Isso a Secretaria dos transportes do município não leva em consideração,claro, depois não entendem porque eu estou cada vez mais pendendo ao anarquismo , ou quero muito ir embora dessa cidade! E se tudo for como eu tô achando que vai ser (as portas não vão voltar a se abrir para mim nessa cidade tão cedo) eu vou antes do que se imaginava!

2 comentários:

Γοργών disse...

oi camila,
este é o meu blog (:
fique tranquila e muita sorte na prova! (:

g disse...

ah, este também é o meu blog. (:
são dois, separados.