segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

XVII SEMINÁRIO DE TESES EM ANDAMENTO (SETA) DO IEL -UNICAMP: EU FUI!



Este ano eu participei do "XVII Seminário de teses em andamento (Seta)", desenvolvido pelo IEL da UNICAMP entre 30 de novembro e 2 de dezembro de 2011. Ainda estou tentando "realizar" o fato de ter mostrado um pedacinho da minha pesquisa a uma das mais conceituadas pesquisadora de Rosa, a Susi Sperber, e ter recebido dela comentários e um dos os autógrafos mais bonitos que já recebi:
Como acontece sempre em todos os debates,foi muito legal discutir as idéias nas quais você acredita, quando isto acontece com interessados e conhecedores, é fantástico! Na mesa que eu participei e que tinha a Susi como debatedora, tínhamos plateia e me deixaram mostrar TUDO que eu tinha preparado, todas as imagens, li todas as citações. Acho que porque eu era a voz da alteridade ali (não era nem da UNICAMP, nem das letras), para mim foi bacana ver que era mesmo algo inovador fazer leituras dos cadernos de Rosa, ainda mais com a perspectiva que estou usando, Susi Sperber disse que quando ela estudou a biblioteca de Rosa não havia cadernos, mas que ela pensava que eles eram mais uma questão de praticidade, para não usar folhas avulsas, mas eu não entrei na discussão na hora porque ainda estou pesquisando e não conclui nada ainda, mas sempre questiono ser só uma questão de praticidade, até porque no arquivo também existem muitass folhas avulsas de Rosa.No debate final, conversei com Erich Soares Nogueira (um outro doutorando em Rosa), que já trabalhou com infância no mestrado e que achou muito "delicada" a minha apresentação. Trocamos figurinhas muitas sobre figurações da voz, sobre vocalidade, Zumthor e Meschonnic, silêncio, "paisagem sonora", demais!Outra coisa muito legal foi que eu pude falar aos espeialistas sobre minha oficina com as crianças, sobre minhas hipóteses a respeito das mudanças de recepção e discutimos um pouco sobre isso fiquei bem satisfeita. Para além dos resultados científicos, conheci a galeria do IEL (amigos do meu namorado), gente muito bacana! Resumindo, foi muito legal minha passagem pela UNICAMP esse ano!Às vezes é tão bom pesquisar o que se ama e momentos assim fazem tudo valer à pena!

Nenhum comentário: