quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

As aventuras de Pinóquio: História de um boneco - Carlo Collodi

Vocês souberam da edição especial da história original do Pinóquio, escrita por Carlo Collodi que a editora Cosac Naify preparou em dezembro de 2011? Pois é tudo de bom!!!!
Vale muito ver, especialmente aos historiadores, afinal começamos a aprender a importância do tal bonequinho para a história ao lermos o texto "O país dos brinquedos - Reflexão sobre a história e sobre o jogo" que está no livro "Infância e História"de Giorgio Agamben?
Ali ficamos sabendo que até as coisas mais prosaícas e triviais podem ser um tesouro para análise de um bom historiador...
Nesta edição, segundo lemos no site da editora: "as ilustrações exclusivas de Alex Cerveny são uma atração à parte: o artista brasileiro utilizou a técnica cliché verre, do final do século XIX (contemporânea ao livro), na qual se chamusca uma placa de vidro com uma vela e desenha-se rapidamente sobre esta superfície com um objeto pontiagudo. O resultado são imagens oníricas de um Pinóquio nunca antes imaginado." Além disso também temos um prefácio do Italo Calvino, "só isso"... mal posso esperar para comprar e ler tudo!
Se quiserem saber mais sobre o livro clique aqui.
Se quiserem ler uma enterevista com o tradutor Ivo Barroso, clique aqui.

3 comentários:

Miguel Lares disse...

Camila, eu pido disculpas pelo meu portugues. Eu sou um piscoanalista argentino. Escrevi um livro chamado Jogo e crianças e em um dos capítulos eu faço referência a Pinocchio. Neste capítulo ( A pátria dos jogos ) comentou sobre a alteração do calendário para a qual Agamben se refere em sua análise do conto de Collodi. Cumprimentos. Miguel. (laresmigueljorge@gmail.com)

Camila Rodrigues disse...

Muito obrigada pelo comentário Miguel, vou procurar por se texto. abraço
Camila

Miguel Lares disse...

Obrigado Camila , atualmente o meu texto sta sendo traduzido para o Português por um professor de São Paulo. Quando seja posivel seu ediçao (eu tenho que viajar a SP em procura de editora) você nota. Abraço .
desde Buenos Aires