quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

IGUAL COMO? ´Ricardo Aleixo (via Facebook)

pai.
que foi?
você é tão velho. você foi escravo?
fui não, filho. fui não. nem meu pai foi.
e sua mãe?
também não.
e a mãe dela?
foi não. nem o meu pai.
mas quem foi escravo na nossa família? alguém foi?
não sei direito. pode que o pai do pai do pai do meu pai
tenha sido. ele e a mulher dele.
eles eram meus o quê?
seus nada. pois se você nem era vivo ainda.
você conheceu alguém que já foi escravo?
tinha uns velhos lá em nova lima que andavam sempre em bando. o povo comentava que eles tinham sido escravos.
e tinham?
eles não falavam sobre isso. eles não falavam era sobre quase nada. agora eu posso ler o jornal sossegado?
pode. pai.
posso ou não posso ler meu jornal?
escravo é gente ou é bicho?
é gente. ora essa. gente igual todo mundo.
igual como?
é gente igual todo mundo. só que faz coisas que ninguém mais quer fazer.
então escravo é isso.
é. é não ter vontade própria. fazer só que o dono quer. o que o dono manda. no fundo, meu filho, todo mundo é um pouco escravo.
você também?
eu também.
então por que é que disse que não foi escravo?

Nenhum comentário: