quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Começando a ler "Cinzas do Norte", de Milton Hatoum

Capa dura

SOBRE "CINZAS DO NORTE" - Muita expectativa para mais um romance de Hatoum, nessa maratona deliciosa e complicada. Tendo amado "Relato de um certo oriente" e sobretudo "Dois irmãos", livros nos quais me identifiquei de forma amarga, com o "Cinzas..." está sendo diferente. Talvez porque o livro demorou a chegar; talvez porque, ao contrário da minha predileção (embora, inexplicavelmente, eu tenha escolhido essa edição) ele não ser de bolso e ter até capa dura, dai ser literalmente mais duro, como se fosse inalcansável... mas, as palavras menos poéticas, a leitura dói menos no coração. Talvez me afaste o tema, ditadura militar, muito provavelmente me desagrada a falta de certo "oriente" que temperou os outros romances, esses detalhes não me deixaram ainda mergulhar no livro. Na maratona de leitura de Hatoum, talvez eu precisasse estar agora de fronte a essa obra mais racional, o pequeno "Relato..." foi muito lá no fundo , foi lido e relido e ainda está sendo digerido. Ainda vou escrever sobre como meu vi retratada nos dois primeiros romances de Hatoum e isso não foi nada agradável.Sigamos, sigamos.

Nenhum comentário: