quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Conceição Evaristo poeta

 

Amo a Biblioteca do Sesc Pompéia

Desde dezembro, venho tentando entrar um pouco mais na literatura de Conceição Evaristo. Tinha lido alguns contos de Olhos D'água, que me chamaram a atenção pela linguagem, mas achei bem pesado. tanto que nem conclui a leitura .
Mas lendo a minha amada Lygia Fagundes Telles, algo me dizia que precisava dar nova chance a Conceição e fiz isso com a incrível leitura de Canção para ninar menino grande, leitura do mês de dezembro de 2023, que comentei aqui .

Comecei 2024 atrás de mais Conceição na Biblioteca do Sesc Pompéia, e trouxe para ler o Becos da Memória. Mas antes de escolher fiz uma pesquisinha na estante e depois postei nas redes:
CONCEIÇÃO EVARISTO POESIA : Ontem, 3 de janeiro, eu passei os olhos num livro de poesia da Conceição Evaristo na Biblioteca do Sesc Pompéia. Não me ative ao título do livro na hora, mas foi fácil descobrir no catálogo online que era Poemas da Recordação, que certamente merece uma leitura mais aprofundada, mas como eu não conhecia nada, foi um aperitivo. De relance achei interessante que é muito "literatura preto brasileira": a palavra chave é FOME, em seus mais diversos significados.

Clarice Lispector encontra Carolina Maria de Jesus
                           

No final ela escreve sobre duas referências literárias brasileiras importantes para seu trabalho, a Clarice Lispector e a Carolina Maria de Jesus. Se bem me lembro, ela também escreveu um poema sobre a importância da Clarice para a Carolina. Muito bonito ver tão claras essas ligações. Mas eu, lá no fundo, fundinho de mim, pensei bem baixinho: imagina se aparecesse um diálogo com a Lygia, que é minha praia literária, mas acho que não é a dela!
😝







Nenhum comentário: