sábado, 11 de maio de 2024

Sobre a cirurgia

Ainda em casa, no dia da cirurgia


No dia 9 de maio de 2024 eu, enfim, passei por uma pequena operação ginecológica para retirada de um pólipo uterino. Venho me preparando para ela desde agosto do ano passado, achei que acabaria com isso antes do meu aniversário em outubro, depois achei que seria ainda no ano passado e de atrasos e adiantamentos, em dezembro marcamos para maio. Agora estava tudo pronto e certo , só  não esperava que, no fim de abril, muito perto do procedimento, eu teria dengue e isso me deixaria muito acabadinha. 

Muita tensão porque, embora eu estivesse melhorando aos poucos e a dengue saindo de mim, em repouso total , me alimentando bem, sete dias antes do procedimento eu ainda estava anêmica, pálida e fraca. com cara de dengue, quando fiz meu último hemograma. Aos meus olhos de leiga, parecia um exame de quem saia de uma dengue, mas não estava tão ruim. De fato estava em recuperação e não estava ainda tudo normal, inclusive  em elementos importantes:  embora já tivesse quase as plaquetas mínimas para estar curada da dengue (tinha 148 para o mínimo de 150) e um pouco de anemia,  continuei me cuidando e repousando, numa corrida contra o tempo.

Só soube que a operação não seria adiada três dias antes, quando mostrei o hemograma para a anestesista e ela deu o seu ok. Foi um alívio.

No dia 7 de abril consultei com anestesista e tive o aval para o procedimento cirúrgico
                                 

A partir dai eu  segui as recomendações oito horas de  horas de jejum, cabelo seco, sem acessórios ou apetrechos , segui para o hospital acompanhada da minha irmã. Estava lotado e atrasou muito: marcada para  meio dia, a operação aconteceu só depois das 16 horas.

Tomei a sedação, não senti dor, nem nada por cinco horas. Quando acordei, perguntei ao enfermeiro: já acabou?  Sim, já tinha acabado. Estranhei porque, aparentemente, eu estava como quando me deitei para tomar a anestesia... Mas estava de fralda e sem o pólipo intruso.

comunicado quando voltei para casa

                                             

Agora é esperar o resultado da biópsia, que não apontou indícios de   malignidade! Amém !

Como disse, não senti dores nem durante e nem depois da cirurgia. Devo continuar em repouso por três dias para tentar diminuir sangramentos, tomando anti inflamatório e semana que vem, devo voltar a vida normal, bem devagar.

Que alívio !




Agrados pó cirurgia



Nenhum comentário: