sábado, 9 de março de 2013

Estórias Alegres do Vovô Felício

errNa introdução, escrita num balão de gibi gigante, como uma fala :
“Esta é a coleção ESTÓRIAS ALEGRES DO VOVÔ FELÍCIO. E a gente queria contar uma estória: Vovô Felício é um personagem e um autor. Personagem porque foi o nome escolhido pelo escritor Vicente Guimarães, no início de sua carreira, para com ele assinar suas estórias e histórias. Personagem, ainda, porque o próprio escritor virou gente importante e hoje é das mais altas personalidades da literatura brasileira. Autor porque já nos deu uma série enorme de livros do mais alto gabarito, lidos por todas as crianças brasileiras, desde quando ele, em Minas, se tornou editor de suplementos infantis de jornais e, posteriormente, diretor da revista Era uma vez...,que marcou época  na história do jornalismo infantil.
O lançamento de Estórias alegres de vovô Felício constitui, por isto, uma honra para a Editora Comunicação que, com tão pouco tempo de atividade, já pode entregar ao público uma série de quatro livros do maior escritor vivo da literatura infantil brasileira, segundo opinião de todos os críticos e educadores.  Mas além da inventividade oferecida por Vicente Guimarães, em sua linguagem pessoal e em  seu estilo vivo, estamos também presenteando os pequenos leitores com as fabulosas ilustrações de Joselito, desenhista que, como o autor dos livros, dispensa apresentações.
Vicente, criador do famoso João Bolinha (que virou até boneco de fábrica de brinquedo) já escreveu sobre todos os assuntos que possam interessar às cerianças, desde  vidas de homens ilustres, até a estória do burrinho pedrês  ‘Sete de ouros’, adaptação  infantil do conto ‘ O burrinho Pedrês’, de seu sobrinho Guimarães Rosa. E aqui nas ESTÓRIAS ALEGRES DO VOVÔ FELÍCIO, ele aparece em toda a sua versatilidade ;conta lendas de nosso folclore e cria estórias agradáveis e sadias , que revelam o seu talento criador.

Nenhum comentário: