quarta-feira, 6 de março de 2013

Sobre músicas e sonoridades

 
Como muitos já sabem, sou absolutamente fã deste livro e penso nele em relação ao meu doutorado desde o começo...mas agora, com as questões propostas pelo (fantástico) curso  'canções de ninar' que estou assistindo, tô mergulhando de vez nele.
 
Na última capa do livro  tem um trechinho de depoimento com o qual sempre concordei e ele  justifica meu imenso interesse desde quando fazia graduação:


"Mais do que escrever uma nova história das músicas, a ambição de Wisnik é fazer uma nova interpretação da História a partir das músicas. Para ele, as músicas são uma forma de decifrar o sentido do mundo" Carol Gubernikoff - Jornal do Brasil

Agora, depois de anos interpretando esta obra ( e depois de conhecer a 'Teoria da Canção' do Luiz Tatit e a de 'Paisagem Sonora' de  Murray Schaffer) eu ando pensando que talvez não seja apenas as músicas que são capazes de decifrar melhor os sentidos do mundo ... mas as SONORIDADES em geral . Uma leitura mais atenta deste livro abre a chance para que a gente pense neste tipo de coisa e eu ando pensando demais!

Nenhum comentário: