Na deliciosa tese "Pequenos poemas em prosa: vestígios da leitura ficcional na infância brasileira, nas décadas de 30 e 40", de Patricia Tavares Raffaini, que foi uma das minhas principais inspirações para pensar a ideia do meu doutorado, Patricia explica coisas assim:
"A transitoriedade da infância: ela está destinada a não mais ser, a se tornar adulta.(...) é nesta característica efêmera da criança que Lobato aposta suas fichas. Seu projeto era tornar a literatura palatável as crianças para que elas, gostando de ler, se tornassem ao crescer um público leitor. A constituição de um público leitor era, desde o século XIX, um sonho almejado por literatos e intelectuais, sem o qual não se via a constituição de uma nação. Desta forma, durante os anos de formação do público leitor, Lobato pretendia despertar a crítica, a autonomia de pensamento, a irreverência e também o humor nesse indivíduo em formação."
RAFFAINI, Patricia Tavares. Pequenos poemas em prosa: vestígios da leitura ficcional na infância brasileira, nas décadas de 30 e 40, p. 16
Clique no link disponível no título da tese para baixá-la, pois vale muito a pena.
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