segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O historiador e seu tempo: Novo trabalho de José Jobson de Andrade Arruda concilia teoria e prática para discutir a historiografia


Bom, é matéria de revista, mas é a primeira em mais de uma década que leio a Revista Pesquisa a abordar, a partir de Jobson, questões de Teoria da História. Lembro tão bem que, na minha semana de caloura em 1999, Jobson falou e distribuiu um texto sobre teoria que, claro, era ininteligível para mim (saída do vestibular...).No livro que ele etá publicando agora, o professor propõe um diálogo entre teoria e prática no cotidiano do historiador (isso Elias está praticando faz tempo, e eu na sequência...); ele também fala da necessidade de diálogo entre a macro e a micro história (algo que Ginzburg já refletia em seus primeiros textos sobre a Micro História ), enfim, nada de muito novo no front, mas a entrevista tem belas citações:"Nem só a retórica teórica se exercendo no vazio; nem somente a pletora de experimentos práticos sem uma costura teórica que os ilumine, pois a interpenetração de teoria e prática conduz ao logos, isto é, à razão compreensiva " J.J.A.A.
Isso não seria outra forma de colocar o grande método do Saliba, que me formou como historiadora e aposta na leitura dos movimentos da história no cruzamento entre "subjetividade epistemológica" e "objetividade metodológica " ... enfim, essa é minha caixinha;. Leia a matéria neste link.

Nenhum comentário: