terça-feira, 29 de setembro de 2020

Viva o humor das crianças


Hoje recebi um alerta do Google Acadêmico : Citaram meu artigo sobre os dicionários de humor infantil de Pedro Bloch em uma dissertação de mestrado em educação infantil defendida em SC em 2020. Fiquei muito contente, pois eu realmente goto muito daquele artigo (que foi publicado na Revista de História USP (referência que a autora usou), mas também está numa página da plataforma Scielo: https://www.scielo.br/.../n178/2316-9141-rh-178-a00118.pdf
A citação é a seguinte:
"Por pertencer ao campo da Educação Infantil constituído por uma caminhada que já completa dez anos, os ditos e as compreensões das crianças pequenas fecundam meu trabalho cotidiano e contribuem para minhas tentativas de compreender as necessidades e os modos como as crianças pensam o que pensam. Também, nesse interesse radical – ou de raiz – por registrar e colecionar os ditos das crianças pequenas reside o apreço que tive em minha infância pelos livros do médico-foniatra e escritor Pedro Bloch, quem publicou uma série de compêndios de frases e compreensões das crianças. A historiadora Camila Rodrigues (2014) destacou a importância da obra de Bloch em sua tese de doutorado em História Social na Universidade de São Paulo, Escrevendo a lápis de cor: Infância e História na escritura de Guimarães Rosa , e no artigo Dicionários Infantis de Pedro Bloch: Compêndios sobre a graciosa sabedoria da criança, no qual analisa como o autor foi se aproximando da cosmologia da criança.
"Desde a segunda metade do século XX, no Rio de Janeiro, o médico foniatra e escritor Pedro Bloch (1914-2004) realizou um importante trabalho no sentido de resgatar a voz de seus pacientes pequenos tanto no sentido literal, ao ajudá-los em suas dificuldades na fala, como no sentido social, ao reconhecê-los como sujeitos interlocutores legítimos, donos de uma sabedoria original. Para divulgar seu “achado” passou a escrever e publicar enunciações infantis que revelavam aquelas originais interpretações de mundo" (RODRIGUES, 2019, p. 3).
A partir de meu encontro com a sabedoria das crianças resgatada por Bloch, muito antes de cogitar a possibilidade do envolvimento profissional com a Educação Infantil e, portanto, com os modos de imaginar e de pensar das crianças pequenas, fui prestando atenção naquelas com as quais convivia e fazendo pequenas coleções de seus “ditos” no contexto familiar."
( SANTOS, Inara Moraes dos. "Literatura e Formação Docente na Educação Infantil: Lendo e amando como infância". Dissertação de mestrado: Universidade de Santa Cruz do Sul, 2020.)



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