quarta-feira, 19 de junho de 2024

No Instrumental o bandolim de Welington Gama


 Essa semana eu achava que não iria assistir o Instrumental, porque a terapia foi adiada pra semana que vem e eu marquei com a nutricionista a tarde... Mas logo me dei conta que não era motivo para não ir, já que estaria no metrô e tudo seria rápido, como de fato aconteceu.

Fui reservar o ingresso 12:00 e logo que entrei no app já estava no quarto lugar da fila, fiquei esperando e logo apareceu que os ingressos  estavam esgotados! Poxa, isso nunca tinha acontecido! Deixei pra lá, fui tomar banho e almoçar, e depois quis tentar de novo, afinal o sistema do Sesc estava sem funcionar a semana toda, como vi na biblioteca do Sesc Pompéia e dessa vez deu certo, consegui o ingresso e segui pra consulta no Carrão. Sai não tão arrumada 



Mas antes aconteceu uma coisa interessante:

O inconsciente nos leva a lugares de prazer

Fui a consulta ver como estava depois de dengue e cirurgia. Em recuperação... Mas foi tudo muito rápido e cheguei no Sesc Consolação antes das 18 horas, logo quis comer, comer. E comi muito!

Queria só provar a torta, aí pedi com café com leite. Depois achei que ia ficar com fome até às 21 horas e resolvi tomar a sopinha com sobremesa : canjica cobertura de chocolate. Tudo ótimo!

E vamos ao show. Tocando basicamente o repertório de seu álbum com o sugestivo nome  "Arranjando um choro", vamos ao deleite do chorinho. Sabia que ia gostar, amo som do  bandolim e , de fato, amei. Além de bandolinista,  compositor e arranjador  Welington é também pesquisador, dividiu com a gente seu conhecimento sobre História da música, explicou que, originalmente ,Corta Jaca não é um ritmo, mas era uma dança e a diferença em relação ao maxixe teria a ver com os movimentos do balé. Welington pesquisa como os choros vinham e ainda são tocados,  seus arranjos nunca são inocentes, amo! Sobre os arranjos que faziam com que os seus músicos no palco nunca se embolassem, explicou mais ou menos que teria relação com uma pesquisa sobre programas musicais ao vivo no rádio na década de 1950, onde os músicos trocavam de instrumento entre si, fazendo uma divertida apresentação... Coisa muito fina.

No site do Instrumental eles resumem assim :


Um show bastante agradável que, se quiser, pode conferir aqui 


Tirei algumas fotos 

Palco : vai ter roda de choro

A roda de choro completa 

Welington e seu bandolim, 
Cercado de instrumentos

"Para quem não sabe, esse  é um violão tenor dinâmico". Então tá! Só no instrumental 😍

Elegância de chorão 

As cordas. Os músicos acompanharam com exemplos  as explicações de Welington sobre os arranjos : Que aula!

O pandeirista também ajudou na explicação 

Alguém comentou sobre o fato de ter dois instrumentos de sopro de madeira e isso era raro. O instrumentista disse que não mais, nem nas rodas de samba, ou de choro, nem nas orquestras o som aveludado da madeira faz o diferencial.

O clarinete é tocado em madeira anda hoje

Que beleza 

Auxílio luxuoso de um pandeiro 

São muitas histórias que se ouve de alguém tão "no tema", mas a que mais gostei foi de quando ele deu o título de calhorda a uma composição, porque era asim que os senhorzinhos se chamavam na roda de choro! A polca  é linda 



Desta vez as perguntas foram maravilhosas e alguém perguntou qual a sua relação com Izaias e seus chorões, ao que ele disse ser imensa, desde que o ouviu no programa, justamente neste vídeo maravilhoso
 


Depois, refletindo sobre o show : 

MÚSICA AUTORAL: Eu vou assistir o instrumental SESC Brasil desde 2016 sem saber quem vai se apresentar. Quero ouvir música com instrumentos ao vivo. Nunca me arrependi. O melhor é que sempre acabo ouvindo o que tem de melhor sendo produzido, fico atualizada. Tem gente que não gosta de assistir a shows autorais, eu não me importo. Ontem, no belo  show autoral de Wellington Gama, alguém fez um comentário ótimo no YouTube "como é bom ouvir chorinhos novos". E a Patrícia Palumbo continuou mais ou menos assim : " não é? Ainda que ele tenha muitas referências e tenha  tocado Odeon de Ernesto Nazaré, mas com arranjo diferente, o show foi quase todo original, mostrando que ainda é possível se compor chorinhos no século XXI. Amo muito tudo isso!♥️


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